Home       Livros Eletrônicos       Música       O Autor       Contato

LITERATURA

 

A MÁSCARA DO DESTINO

Um parque de diversões, com brinquedos e barracas. Muita gente. Três garotas passam, rindo muito e flertando com os rapazes. Param diante de uma barraca com uma placa onde se lê CARTOMANTE em letras retorcidas.
Adivinhem como isso vai terminar!

AGOSTO

Após colocar em ordem seus cadernos, ficou pensando. Amanhã seria primeiro de agosto. Chegavam as aulas e as esperanças. Como ele gostava desse mês. Com que ansiedade e prazer a fundo escondidos ele o esperava. Agosto, seu aniversário, punha-o febril, com um brilho estranho em seus olhos. Só que aquele Agosto seria diferente.

ALCHIMIA

Aliando sensibilidade com o uso inesperado das palavras, Baçan revela as profundezas da alma humana e disseca esse sentimento chamado amor com a imparcialidade de um apaixonado, pois, em suas palavras, o amor revela nuances extremas, indo da desilusão ao erotismo com uma facilidade incrível.

CONTOS DO MAGO DAS LETRAS 

Durante os últimos 45 anos, escrevi a maior parte do tempo como escritor fantasma, fazendo textos para livros de bolso e revistas de variedades, com assuntos diferentes, como simpatias, astrologia, manuais e outros.Nos intervalos, para não ficar parado ou para aproveitar uma boa ideia que surgia, escrevi alguns contos.

ENSAIOS ACADÊMICOS

Reconheço que esta não é a minha área. Minha ocupação tem sido criar personagens, histórias e textos, jamais buscar analisar as implicações do que fiz. Por força de trabalhos acadêmicos durante o curso de Especialização de Literatura Brasileira que fiz na UEL, em Londrina, deparei-me com estes dois desafios e, confesso, a princípio me senti deslocado em fazê-los. Depois, percebi que se tornava fácil penetrar na mente criativa dos autores.

A Hora da Estrela e a Viagem do Grivo

NO TEMPO DA GUERRA FRIA

Lá fora o ruído das turbinas se tornava ensurdecedor, mas, no interior do aparelho, era apenas um suave zumbido que não chegava a incomodar Oliver Clark. Quando o pesado Boing 747 da Lufthansa taxiou em direção à cabeceira da pista do Kennedy Airport, em Queensborough, Nova Iorque, passou ao lado de um imponente Tristar da All Nipon Airway, depois ganhou caminhou livre. Começava a execução do plano.

POEMAS SÃO COMO ESTÁTUAS

Poemas são como estátuas. A partir do momento em que se consolida, com o ponto final do autor, permanecem para sempre, alheios ao tempo. Constato isso agora, relendo velhos poemas escritos na juventude e percebendo que continuam atuais, não mudaram, tanto na forma como na mensagem.

QUARESMA

Ela era apenas uma menina, marcada pelo abandono, pela carência afetiva e pelo abuso, buscando fugir ao cruel destino que a vida lhe reservava. O mesmo destino que a condenava ofereceu-lhe a chance de ser feliz, ainda que vivendo uma falsa realidade. Ela precisou tomar uma decisão e a tomou.

RAMI

É bonito e gostoso olhar o ramizal e sonhar o mar.
É triste e amargo olhar além do ramizal e perceber o universo miserável
das raízes que se multiplicam!

SASSARICO

Esta é uma história de muitas histórias. Histórias declaradas, histórias ocultas nas entrelinhas, nas palavras ditas veladamente, às ocultas do leitor, onde a realidade de uma hipotética cidadezinha agrícola, em algum ponto do Norte do Paraná, surge em pinceladas rápidas, mas reveladoras, enquanto se acompanha a saga do velho Cido e das personagens que atuam ao seu redor.

TROVAS

Sempre foi difícil para mim me sentir confortável trovando. Isso não me impediu, no entanto, de tentar. Devo ter deixado inúmeras trovas incompletas, desistido de muitas delas, mas algumas satisfizeram minha necessidade de superar esse que eu sempre considerei o desafio mais difícil.

 

Home       Livros Eletrônicos       Música       O Autor       Contato