Indice


Amor e Sexo


Bíblicas


Mágicas


Sorte

 

SIMPATIAS MÁGICAS

SAÚDE

    No ramo da saúde é onde vamos encontrar uma variedade enorme de simpatias, utilizando-se de elementos muitas vezes surpreendentes e aparentemente inexplicáveis, mas com um fundo e um princípio que, com anos e anos de antecedência, anteciparam descobertas médicas só surgidas na atualidade.
    As surpresas são inúmeras, desde a utilização das cores, da música, das ervas, da água, do próprio barro, até mentalizações, imposição de mãos, cristais e muito mais ainda.
    Por ouro lado, práticas que pareciam antiquadas até algum tempo atrás, hoje, comprovadamente, descobre-se que eram as mais corretas, como o uso do sal marinho, grosso e não refinado, do açúcar mascavo, da rapadura e do mel, contra o veneno do sal e do açúcar refinados.
    E no campo das simpatias consideradas mágicas? Quanta coisa há para ser pesquisada e descoberta. Só que, nesta área, muito tempo vai se passar ainda, até que a ciência médica aceite rever conceitos antiquados.
    Afinal, como uma meia de seda feminina, amarrada ao pescoço, pode impedir que uma caxumba desça, com conseqüências terríveis? Enquanto eles não acreditam, o povo continua usando. E acertando.
    Já foi dito por estudiosos do assunto que a história da medicina é uma história feita com base na inteligência e no saber do homem, tanto quanto com a leviandade e a crendice humanas. A magia, nos primeiros tempos, esteve associada à medicina e ao preparo de remédios para toda sorte de doenças.
    De rituais antigos de cura até as modernas consultas feitas em aparelhos sofisticados e de última geração, o homem renegou cada vez mais a origem mística da medicina e tudo que lembrava sua ligação com o que é hoje considerado "crendices" e "superstições".
    Hoje a medicina encara com risonha complacência as práticas antigas, que foram abandonadas e jamais estudadas. O advento da medicina natural, no entanto, tem mostrado que essa discriminação àquilo que antes era considerado mágico não tem sentido.
    Se os médicos viam com zombaria o uso de um lenço vermelho para curar dores de garganta, a Cromoterapia veio provar que o acerto da medida não estava no uso do lenço, mas no uso da cor correta.
    Assim, o que parecia ser uma simpatia sem sentido, mostrou-se muito mais embasada do que se supunha anteriormente.
    Existem problemas de saúde que acontecem de forma tão inesperada ou são tão prosaicos que, muitas vezes, nem compensa a ida ao médico, principalmente considerando que haverá uma fila a ser enfrentada e que, possivelmente, o médico não atenderá naquele dia, marcando a consulta para alguns dias depois, quando o problema já não mais existir.
    Alguns casos, porém, se não forem atendidos, podem caminhar para algo mais sério, como um corte não tratado ou um ataque de diarréia e vômito. Nesses casos, compensa o trabalho, assim como nos casos considerados graves.
    Há casos, porém, que a ajuda do médico é totalmente dispensável, simplesmente porque em seus compêndios médicos não existe aquele tipo de doença nem um tratamento específico para aquele caso. Como tratar um problema causado por mau-olhado? Que injeção se pode tomar paras combater a inveja? Qual o tratamento para dor de amor? Aperto no coração? Frio na barriga causado por emoção?
    A solução para esses e outros casos será sempre encontrada numa simpatia, da mesma forma que o remédio natural para todo e qualquer problema de saúde.
    Desde a mais remota antigüidade os magos, bruxos e feiticeiros pesquisaram e desenvolveram o conhecimento das ervas e das artes mágicas no tratamento dos mais diversos males que acometiam os homens.
    As ervas popularizaram-se e hoje fazem parte de todo o repertório de Simpatias Populares mundial. Em qualquer país, em qualquer localidade ou com qualquer pessoa, sempre se encontrará uma receita ou um segredo capaz de curar uma determinada doença.
    Algumas práticas, no entanto, ficaram restritas aos círculos esotéricos e apenas os iniciados sabiam como praticá-las. Atualmente, no entanto, tem sido grande a difusão desses conhecimentos, principalmente pelo grande interesse que está despertando nas pessoas, livres agora das amarras e das mordaças que desde a Inquisição foram impostas ao mundo.
    O uso de fetiches é um bom exemplo disso e de como doenças podem ser curadas, mesmo à distância, conhecendo-se a sua natureza. Recomenda-se, no entanto, um cuidado extremo no uso desses fetiches, pois da mesma forma como servem para curar na Magia Branca, podem ser usados para ferir e causar o mal, na Magia Negra.


SIMPATIAS

PARA A SAÚDE TOTAL
PARA SAÚDE FRÁGIL
PARA FRATURAS
PARA DOR DE CABEÇA CRÔNICA
PARA APRESSAR A CURA DE UMA PESSOA
PARA PREVENIR ESCARAS
PARA DOENÇAS DOS OLHOS
PARA DENTES FORTES E SAUDÁVEIS
PARA SUSTO
PARA VERRUGA
PARA ESTÔMAGO DILATADO
PARA A SAÚDE
PARA CISTITE
PARA EMAGRECER
PARA ENJÔO EM VIAGEM
PARA SARNA
PARA A GARGANTA
PARA TERÇOL
PARA INSÔNIA
PARA FURÚNCULOS
PARA TINHA
PARA DOR DE CABEÇA
PARA BEXIGA
PARA DOENÇAS DA BOCA
PARA EXTRAIR CALOS
PARA AFASTAR DOENÇAS PROVOCADAS PELO MAL
PARA EVITAR REUMATISMO
PARA SE LIVRAR DE UM MAL ESTAR
PARA DORES DE CABEÇA
PARA ZUMBIDO NO OUVIDO
PARA O REUMATISMO
PARA A BRONQUITE
PARA DOR DE AMÍGDALAS INFLAMADAS
PARA DOR DE GARGANTA
PARA PROBLEMAS NA BOCA
PARA FERIDA INFECCIONADA
PARA FLATULÊNCIA
PARA FRIEIRAS
PARA HISTERIA
PARA IMPOTÊNCIA SEXUAL DE AMBOS OS SEXOS
PARA IMPOTÊNCIA SEXUAL MASCULINA
PARA OS SEIOS
PARA CATARATA
PARA CORIZA
PARA REUMATISMO
PARA SISTEMA NERVOSO
PARA ÚLCERA ESTOMACAL
PARA GENGIVAS
PARA DENTES FORTES
PARA DORES NO CORPO
PARA EVITAR PROBLEMAS DE ABORTO
PARA HEMORRAGIAS
PARA NERVOSISMO

PARA PROBLEMAS DE ESTÔMAGO
PARA BRONQUITE

1 PARA A SAÚDE TOTAL

   Ninguém pode prever o tipo de mal que o acometerá nem qual será a próxima doença que alquebrará seu corpo. Na realidade, vivemos em constante suspense em relação a isso.

   Muita gente chega mesmo a perder a calma e a se tornar neurastênica em função dessa preocupação, ficando doente por medo de ficar doente.

   A solução para esses casos é preparar um fetiche da Saúde Total do corpo, que pode ser feito da seguinte forma.

   Rale uma vela vermelha, uma azul, uma verde e uma amarela, retirando os pavios e colocando a cera numa vasilha. Leve-a ao banho-maria para que toda a cera se derreta. Se precisar mexer, use um utensílio de madeira. Junto acrescente alguns fios de cabelo e aparas de unhas da pessoa a quem é destinada a simpatia.

   Numa vasilha de ferro à parte, coloque cinco litros de água de cachoeira, correnteza ou de chuva. Quando a cera estiver derretida, verta-a de uma vez na água fria e deixe-a por alguns instantes, até esfriar.

   Após isso, retirar a massa de cera formada, cobrí-la de mel e enrolá-la num tecido amarelo. Guardar num local arejado e claro, mas protegido, onde não possa ser tocado por outras pessoas. Se você fez esse Fetiche da Saúde para alguém, deve entregar a ela depois de pronto, para que cuide, a menos que ela não possa fazer isso, caso em que você assume essa responsabilidade.

   2 PARA SAÚDE FRÁGIL

   Há pessoas cuja saúde se abala por qualquer descuido. Normalmente de natureza frágil, sofrem com um simples resfriado e sua qualidade de vida é das piores, pois jamais poderão fazer um pequeno excesso, sem pagar caro por isso.

   Essas pessoas precisam da ajuda de uma simpatia mais forte que a anterior, feita com alguns cuidados a mais, mas sem muita dificuldade, desde que se tenha ou se improvise, sempre com toda a segurança, os meios necessários para realizá-la.

   Antes de mais nada, é necessário um cadinho e uma barra de chumbo, além de uma fornalha para derreter o chumbo. Numa vasilha de barro deve ser colocado cinco litros de água de chuva, correnteza ou cachoeira para preparar o fetiche, conforme a simpatia anterior.

   No momento em que o chumbo estiver derretido, acrescentar um objeto que o paciente tenha usado nos sete dias anteriores à simpatia. Recomenda-se o uso de um anel de ferro ou de um pingente de metal.

   Logo em seguida verter o chumbo na água e esperar esfriar. Secar, cobrir com ervas medicinais como erva-cidreira, camomila, alfazema e outras, depois enrolar num pano amarelo. Cuidar ou dar para a própria pessoa cuidar.

   Nota: Recomendam magos, bruxos e feiticeiros que os fetiches sejam amarrados e lacrados, para evitar seu uso indevido ou acidentes indesejáveis. Uma das práticas mais comuns e colocá-los numa caixa de madeira forrada com retalhos de tecidos naturais como a seda, o linho, o algodão e o rami.

   3 PARA FRATURAS

   Este é um fetiche muito usado no interior da América Central, Honduras, Haiti, Cuba e ilhas daquela região. Quando uma pessoa sofre uma fratura qualquer, a cura é apressada com o uso de um fetiche feito da seguinte forma, que assegura que nenhum defeito ou problema resultará disso.

   Pegar argila pura e sem passada por uma peneira para modelar um boneco, ao qual se dará a forma de um homem ou de uma mulher, conforme for o paciente. Com a argila ainda molhada, fixar alguns fios de cabelo no alto da cabeça do boneco e aparas de unhas em suas mãos.

   Se houver algum objeto como um anel, um pingente ou outra jóia de uso dele que puder ser incluída, providenciar. Cobrir o boneco com cinzas e deixá-lo secar à sombra, mas num local quente. Jamais pôr no forno.

   Quando o boneco estiver pronto, quebre o local correspondente ao membro quebrado da pessoa, braço, perna, mão, dedos, etc. Em seguida, una as partes usando argila, só que molhada com sua própria saliva. Quando o membro estiver refeito, enrole uma tira de pano amarelo, depois embrulhe todo o boneco num tecido dessa cor também.

   Guardá-lo até a recuperação completa do paciente. Após isso, deixar o boneco numa vasilha com água até que a argila se derreta. Jogar em água corrente em seguida.

   4 PARA DOR DE CABEÇA CRÔNICA

   Muita gente sofre pela vida a fora terríveis dores de cabeça, sem que se encontre uma forma de curar. A medicina tem estudado o problema das enxaquecas, mas não conseguiu ainda chegar a uma cura completa.

   Muitos desses problemas são atribuídos pelos esotéricos a disfunções e desequilíbrios que ocorrem nos planos superiores ou inferiores, sofrendo a pessoa por isso até que consiga reequilibrar-se. Por desconhecerem isso, continuam sofrendo.

   Uma dos fetiches mais utilizados na cura desse mal são as cascas de amendoim, preparadas da seguinte forma.

   No momento em que a dor se manifestar, a pessoa deverá retirar sete fios de seus próprios cabelos. Dois de cada têmpora, um da testa, um do alto da cabeça e um da nuca.

   Enrolá-los e colocá-los dentro de uma casca de amendoim sem as sementes, fechando-os. Enrolar uma linha preta em toda a extensão da casca, cobrindo-a por completo, como se fosse um casulo. Após isso, enterrá-la num local seco e ensolarado. Quando a dor ameaçar se manifestar, vá até lá e pise com força sete vezes no local, usando o calcanhar direito.

   5 PARA APRESSAR A CURA DE UMA PESSOA

   Certas doenças são tão violentas e debilitam tanto o paciente que ele necessita de muito tempo para se recuperar. Com as cirurgias acontece o mesmo e em muitos casos de tramas, principalmente na cabeça e na coluna, a situação se repete.

   Todos os cuidados e as recomendações médicas recomendadas deverão ser seguidas, mas uma simpatia poderá ser feita para apressar a recuperação desse doente.

   Para isso, no primeiro dia da Lua Crescente, pendure num pé de mandioca uma peça de roupa do paciente. Chame pelo nome dela sete vezes.

   Retorne no dia seguinte e chame-a pelo nome da mesma forma. Vá fazendo isso até que termine a Lua Crescente e seja o primeiro dia da Lua Cheia, chamando pelo nome da pessoa pela última vez.

   Ao anoitecer, vá ao local e desenterre uma das raízes. Chame-a sete vezes pelo nome do doente, depois, usando uma faca sem ponta e muito cuidado, retire a casca da raiz, lave-a em água corrente, depois embrulhe-a num pano amarelo. Volte a enterrá-la no mesmo local.

   Ao fazer a simpatia, não desenterre todo o pé, mas apenas a raiz que será usada.

   6 PARA PREVENIR ESCARAS

   Pessoas que precisam ficar muito tempo na cama acabam criando feridas pelo corpo, se todo o cuidado não for tomado. Permanecer na mesma posição provoca isso, razão pela qual o paciente precisa ser mudado de posição com freqüência.

   Dependendo do problema, no entanto, isso pode não ser possível. Nesse caso, seguir ao pé da letra as recomendações do médico quanto ao assunto, enquanto prepara a seguinte simpatia.

   Pegue um pedaço de sabão de coco, embrulhe-o num pano amarelo e coloque-o sob o travesseiro do paciente. Mantenha-o ali por três dias, retirando-o em seguida. Lave o sabão cuidadosamente, em todos os lados, com águas corrente. Deixe-o secar ao sol sobre o pano amarelo.

   Após isso, embrulhe-o de novo e deixe debaixo do travesseiro da pessoa por mais três dias, quando deverá repetir tudo. Faça isso até que o paciente se recupere. Se sobrar sabão, atirar em água corrente.

   7 PARA DOENÇAS DOS OLHOS

   Problemas nos olhos são dolorosos e incômodos, pois esses órgãos são dos mais sensíveis de nosso corpo. Sem eles não podemos nos locomover, divertir, assistir a um filme ou ler um livro, por isso a cura deve ser providenciada o mais depressa possível, com a visita a um especialista.

   Problemas que são aparentemente simples podem se degenerar em complicações que já deixaram muita gente cega por causa do descuido.

   Diante de qualquer problema com os olhos, acate as recomendações do seu médico e faça uma simpatia para ajudá-lo(a) a se recuperar o mais depressa possível.

   Pegue um pedaço de tecido amarelo, suficiente para fazer uma venda em você mesmo(a) e amarre-o durante o dia sobre os olhos de uma imagem de Santa Luzia. Quando você for dormir, retire a venda da santa e coloque em você mesmo(a).

   Repita por três dias seguidos, depois queime a venda.

   8 PARA DENTES FORTES E SAUDÁVEIS

   Os cuidados com os dentes devem começar já durante a gestação, quando a mão deve procurar se alimentar adequadamente, proporcionando ao futuro bebê todo o cálcio necessário.

   Para reforçar essa providência, assim que ele nascer, colocar em seu pescoço um fetiche feito com um dente de animal selvagem, mas cuide realmente para que seja o dente de um animal selvagem.

   Quando o primeiro dente da criança nascer, enterre o pingente.

   9 PARA SUSTO

   Este problema é muito freqüente em crianças, principalmente porque, vindas recentemente ao nosso mundo, ainda guardam lembranças e habilidades do mundo anterior. Muitos não acreditam, mas crianças vêem coisas que nós, adultos, deixamos de ver há muito tempo. E nem nos lembramos mais dessa faculdade maravilhosa.

   Às vezes essas visões assustam a criança, ou mesmo qualquer uma outra coisa, deixando-as sensíveis e tensas, chorando por qualquer coisa. Se isso acontecer com alguma criança próxima de você, faça a seguinte simpatia:

   Pegue palha de milho ou folha de palmeira benzidos no Domingo de ramos, trance três fiapos, formando uma pulseira, amarrando-a no pulso esquerdo da criança. Deixe por três dias, depois queime.

   10 PARA VERRUGA

   Infelizmente até o momento ainda não se criou uma vacina para esse tipo de coisa, que ataca uns e poupa outros. As causas podem ser as mais diversas, desde a genética até a superstição, que proíbe de apontar estrelas com o dedo indicador.

   De qualquer forma, são feias, dão trabalho e podem ser perigosas, por isso é bom tratar dela imediatamente, usando uma simpatia adequada. As duas que se seguem são naturais, sem contra-indicações, lembrando sempre que, caso a verruga cresça, doa, mude de cor ou sangre com freqüência você deve evitar as simpatias e ir direto ao médico, porque já passou da hora de curar com uma simpatia.

   Diariamente, pegue uma gota de seiva da planta chamada bico-de-papagaio, pingando-a sobre a verruga. Repita diariamente, até a verruga secar e desaparecer.

   Na sexta-feira da Lua Minguante, corte um pedaço de caule de um pé de mandioca. Pingue o leite na verruga, depois pendure o pedaço de caule num local alto, sobre a terra. Deixe-o lá até que a verruga seque. Quando isso acontecer, queime o caule numa fogueira.

   11 PARA ESTÔMAGO DILATADO

   Pior do que a barriga flácida é a barriga dilatada, resultado de anos de alimentação errada, postura incorreta e falta de exercícios. Os músculos da barriga ficam flácidos e cedem ao peso dos órgãos internos.

   Antes de realizar uma simpatia contra isso, reveja seus hábitos alimentares e comece um programa de exercícios, porque o que a simpatia consertar em breve despencará de novo, se você não fizer a sua parte.

   No primeiro dia da Lua Minguante, pela manhã, em jejum, fique diante de um espelho, respire fundo, depois esfregue sua

   barriga no espelho. Repita sete vezes, todos os dias daí em diante, até que sua barriga fique da forma como você queria.

   12 PARA A SAÚDE

   Muitas vezes, a origem das doenças que o(a) afligem não poderá ser explicada por um médico, pois ele examinará e nada constatará. No entanto, você continua tendo os sintomas e isso é um verdadeiro tormento que pode deixar algum louco.

   Forças ocultas podem estar lhe pregando uma peça, por isso o melhor a fazer é prevenir-se, usando uma simpatia apropriada. Esta é uma das mais recomendadas.

   Uma vez por ano, no Dia de Todos os Santos, acenda uma vela de nove dias vermelha, ofertando-a ao seus guias e ao seu Anjo da Guarda, pedindo que eles velem por sua saúde, defendendo-a de todo mal que possa estar sendo lançado na sua direção. Reze um Pai Nosso e três Ave Maria depois.

   13 PARA CISTITE

   Tem gente que passa a vida inteira sofrendo deste mal, que se manifesta inesperadamente, muitas vezes numa viagem, quando o organismo não se dá bem com a água do local ou quando enfrenta uma friagem inesperada.

   Para as simpatias populares e para a sabedoria do povo não há doença que resista ao tratamento correto. Para os males da cistite, esta é uma simpatia considerada fulminante.

   Iniciando no primeiro dia da Lua Minguante, use durante sete dias, no pulso esquerdo, uma pulseira feita com sete contas de lágrimas-de-nossa-senhora, separadas por sete nós bem apertados. Após os sete dias, enterrar a pulseira num jardim, num local seco. Jamais regue ou molhe aquele local pessoalmente.

   14 PARA EMAGRECER

   Muitos dos males que existem hoje em dia são frutos da pressa. A sabedoria popular já descobriu isso há muito tempo e tem encontrado formas interessantes de combater esses males. Quem é gordo, normalmente o é porque come demais ou come com pressa.

   Para corrigir esse mau hábito e, em contrapartida, conseguir emagrecer, sempre que for comer sua refeição, mastigue cada bocado setenta vezes. No início será difícil e chega a dar desespero. Com o tempo, ao começar a sentir os benefícios disso, você acabará se habituando.

   15 PARA ENJÔO EM VIAGEM

   Com freqüência se vê pessoas que sofrem desse mal. Basta subir num veículo e ele se pôr em movimento para o enjôo se manifestar. Há diversos produtos no mercado farmacêutico que aliviam esse sintoma, mas a cada viagem a pessoa tem que se entupir de remédios.

   Há diversas simpatias para esse fim, algumas para combater o sintoma, outras para eliminar o problema. Esta é para acabar com ele de vez.

   Na véspera da viagem, deixe de molho em água fervente uma fita branca estreita com um pé de salsa, por vinte e um minutos. Após isso, tire a fita e salsa e pendure-as ao sereno. No dia seguinte, na viagem, leve a fita amarrada ao redor de seu pescoço e o pé de salsa embrulhado num papel absorvente.

   Quando terminar a viagem, retire a fita, amarre-a no papel que contém o pé de salsa e deixe-os cair dentro do veículo disfarçadamente.

   Nota: Uma antiga prática recomendava às feiticeiras e bruxas que, antes de iniciar qualquer viagem, comessem salsa crua, temperada com limão colhido na Lua Cheia.

   16 PARA SARNA

   Hoje em dia esse mal é pouco freqüente, principalmente com a proliferação do saneamento básico, noções de higiene e acesso das camadas mais pobres a produtos de limpeza como sabonetes, desodorantes e até perfumes.

   De qualquer forma, numa viagem ao interior ou mesmo nas grandes cidades, ninguém está livre de ser, a qualquer momento, atacado pela sarna.

   Se isso ocorrer, além dos hábitos de higiene normais nesses casos, como o banho com sabonete adequado e asseio das roupas, toalhas e lençol, pegue uma lamparina a querosene e acenda-a diante de um espelho.

   Sempre que a sarna se manifestar e coçar, apague a lamparina e esfregue o pavio encharcado no local afetado, evitando coçar. Acenda em seguida o pavio novamente. Repita isso até se ver livre do problema.

   Deixe o querosene atuar no local por sete minutos, depois lave com o sabonete apropriado para combater sarna.

   17 PARA A GARGANTA

   Há pessoas em que os problemas de garganta acabam se tornando crônicos. Uma ligeira mudança no tempo, uma bebida um pouco mais gelada ou uma mudança de ambiente já resultam em preocupações.

   Medicamentos de toda espécie já foram experimentados, sem sucesso. Pode estar acontecendo, então, que a origem dessa doença seja espiritual e não física. Isso pode acontecer principalmente com quem tem freqüentes contatos com as pessoas chamadas de "bocas de inferno", por praguejarem constantemente e chamar com freqüência o nome de Deus em vão.

   A solução é identificar essas pessoas e evitar ficar de frente para elas. A par disso, fazer a seguinte simpatia:

   Costurar dentro de um pano vermelho, de preferência de seda, uma imagem de São Biágio, fazendo um talismã com ele. Para fazer isso, usar uma agulha que tenha sido banhada em água benta, antes de seu uso. Amarrar o talismã ao pescoço com um cordão ou com uma corrente de prata todas as noites, antes de dormir. Tirar no dia seguinte, ao se levantar, deixando guardado numa caixa ou gaveta de madeira. Não permitir que outra pessoa toque nem use esse talismã.

   18 PARA TERÇOL

   Este é um incômodo que não apenas traz aborrecimentos e dificuldades para a visão, como enfeia os olhos de quem sofre disso.

   Diversas são as simpatias para eliminar esse mal, todas exigindo empenho e dedicação de quem a faz. Esta é uma das mais fáceis de serem feitas.

   A cada hora, molhe o dedo indicador da mão direita com água benta mais quente do que morna, depois esfregue-o sobre o terçol. Faça o sinal da cruz em seguida. Repita por sete vezes. Uma hora depois, faça de novo.

   19 PARA INSÔNIA

   Já dissemos anteriormente que a insônia pode ser um reflexo de alguma influência perniciosa, pairando no interior de uma casa, principalmente quando ela ataca as pessoas mais novas da família.

   A par disso, há diversas outras situações onde a insônia pode se manifestar. A preocupação e o estresse são as principais. Uma dívida, um problema a ser resolvido no trabalho, um aborrecimento com o carro da família, alguém que ficou doente, qualquer situação dessas pode provocar insônia.

   O remédio é combater logo isso, porque nada melhor que uma boa noite de sono para que nossos problemas se tornem mais fáceis de serem resolvidos. Assim, caso esteja com insônia, faça a seguinte simpatia:

   Antes de mais nada, posicione sua cama com a cabeceira voltada para o Norte e os pés para o Sul. Depois pegue um copo de água com um punhado de sal grosso e borrife debaixo da cama e no lugar em que ela estava antes. Deixe o copo com um pouco de água salgada sob a cama e vá dormir.

   20 PARA FURÚNCULOS

   Essas infeções que tendem a sair com certa freqüência não apenas são desagradáveis, como podem ser perigosas, pois esses focos constantes podem espalhar-se pelo corpo todo. No fundo, é um reflexo do que os antigos chamavam de "sangue sujo" que, por seu turno, é reflexo de uma alimentação inadequada ou incompleta, resultando em carências vitamínicas.

   Desde a mais remota antigüidade, o problema sempre foi tratado de maneira simples e eficaz. Quando surgia o primeiro furúnculo numa pessoa, ela imediatamente era aconselhada a tomar, de manhã, em jejum, duas colheres de café de levedo de cerveja em pó, misturado a um suco de frutas.

   Se a par disso a pessoa estava com excesso de peso, era recomendado que substituísse o suco de limão com água pelo suco de frutas. Em qualquer das situações, porém, um resto do líquido deveria ser deixado no copo e jogado ao redor da entrada de um formigueiro.

   21 PARA TINHA

   Esta doença hoje já não se manifesta tanto, fruto dos hábitos de higiene e do saneamento básico que se estende lenta, mas inexoravelmente para todas as regiões menos assistidas. Ainda assim, ela pode surgir inesperadamente, após um corte de cabelo, feito com instrumentos que não foram devidamente esterilizados.

   Seu sintoma é a queda sistemática de cabelos que, de um ponto isolado, vai se alastrando pelo couro cabelo. Os antigos tinham a simpatia correta para isso.

   Inicialmente raspavam o couro cabeludo todo e aplicavam, de três em três dias, querosene sobre a parte lesionada, cobrindo com um lenço vermelho. Sobre o lenço vermelho, suavemente, passavam a chave da porta da rua da casa, pondo-a de volta em seguida.

   22 PARA DOR DE CABEÇA

   São tantas as simpatias para a dor de cabeça que somente elas seriam suficientes para encher um livro de bom tamanho. Desde os tempos mais remotos, esse problema persegue a humanidade, surgindo pelos mais diversos motivos.

   De qualquer maneira, para as dores de cabeça mais leves e não crônicas, como as enxaquecas, há muitas simpatias simples e rápidas. Todas consistem em traçar o sinal da cruz na testa por três vezes, enquanto repete uma das seguintes intenções, todas do conhecimento popular:

São Libertim,
São Libertim:
Leve esta dor
Pra longe de mim!

   Ou:

São Valentim
Nunca me esqueça
Leve pra longe
A dor de cabeça!

   Ou:

Santa Maria
Tire esta dor
Faça sarar
Pela força do amor!

   Ou:

São Jorge Guerreiro
Socorra-me agora!
A dor de cabeça
Tire-me agora!

   Ou ainda:

Que a Nossa Senhora
Pra sempre agradeça
Se ela tirar
Minha dor de cabeça.

   23 PARA BEXIGA

   São muitos os problemas que podem afetar a bexiga e todos devem ser tratados com rapidez, porque podem ser sintomas de alguma doença dos rins ou de outra parte do corpo.

   Algumas pessoas, no entanto, apesar de todo tratamento, vivem constantemente tendo problemas de bexiga, sofrendo com isso. Para esses casos, há uma simpatia muito simples e sem contra-indicações.

   Durante sete dias, cortar uma berinjela em cruz, usando uma faca sem ponta, cozinhá-la com cinco copos de água numa panela de ferro, sem pôr sal. Quando estiver cozida, separe a água, pondo-a num litro limpo, que deverá ser levado à geladeira.

   Coma a berinjela, temperada apenas com suco de limão. Depois, a cada três horas, beba uma xícara da água do cozimento. No dia seguinte, se sobrar água, jogar fora e refazer a simpatia, até completar sete dias. Comece sempre na segunda-feira.

   24 PARA DOENÇAS DA BOCA

   Muitas doenças que surgem na boca das pessoas podem ser sintomas de falta de higienização correta dos dentes, coisa que poderá ser orientada por um dentista. Outros problemas decorrem de uma alimentação inadequada, com muitas frituras e alimentos temperados demais.

   Alguns problemas, no entanto, tem origem na inveja, no mau olhado e nas forças negativas com as quais a pessoa convive diariamente e que constantemente a agridem. Quando esses problemas, principalmente feridas, ocorrem com muita freqüência, sem que o médico consiga dar jeito, é hora de fazer a seguinte simpatia.

   Tire o conteúdo de sete jabuticabas maduras e grandes, depois ferva-as em meio litro de água. Espere a água amornar e separe as cascas cozidas. Junto a uma correnteza de rio, sopre dentro de cada uma das cascas, antes de atirá-las na água.

   Use a água em que elas foram cozidas para fazer bochechos e gargarejos, jogando o líquido em água corrente.

   Notas: Muitas dessas simpatias de origem antiga recomendam que se jogue restos na correnteza de um rio, simplesmente porque, antigamente, era fácil você encontrar uma corrente de água. Todas as cidades, quando eram abertas, começavam a partir de um rio, pois a água era imprescindível para a sobrevivência das pessoas. Hoje em dia, com esgotos, água encanada e tudo o mais, isso se torna impossível, até porque os rios, nas cidades grandes, acabam sendo canalizados. O que os registros atuais recomendam é simplesmente abrir a torneira da pia, deixar água escorrer por algum tempo, depois derramar ali os restos. Cuidar para que não fiquem restos na pia, lavando-a logo em seguida com uma bucha vegetal e sabão de coco.

   25 PARA EXTRAIR CALOS

   Hoje em dia, com a proliferação das lojas de calçados e o uso constante de sapatos confortáveis, diminuiu muito a incidência deste mal, freqüente antigamente, quando os calçados não tinham a tecnologia de agora.

   No entanto, nem todo mundo pode ter o sapato que deseja, mas o que pode pagar. Seu uso pode provocar calo e se isso acontecer, nada melhor que recorrer a uma simpatia popular, sem contra-indicações ou efeitos colaterais.

   Há inúmeras. Uma das mais fáceis é aplicar, durante sete dias, um pedaço de tomate cru sobre o calo, prendendo-o no local com uma fita ou pano vermelho e deixando-o durante a noite, enquanto a pessoa dorme.

   Toda noite, usar o mesmo pano. Ao fim de sete dias, queimá-lo. O calo irá se descolando gradativamente.

   26 PARA AFASTAR DOENÇAS PROVOCADAS PELO MAL

   Há pessoas que transmitem doenças com a mesma facilidade com que fazem secar uma planta, o leite no peito da mãe ou morrer um filhote de animal em quem puseram o olho. Muitas vezes elas nem sabem que são capazes disso.

   Outras porém, em sã consciência, transmitem isso, só que nenhuma delas trás uma estrela na testa para diferenciá-las das outras.

   O melhor é sempre estar prevenido(a) contra esse tipo de pessoa. Use, para isso, a simpatia do ninho da coruja.

   Na primeira sexta-feira de agosto, pegue um ninho abandonado de coruja, desde que não seja rasga-mortalha, coloque-o dentro de um saquinho de seda preta, costurada com o máximo de nós possíveis, junto com o nome da pessoa, caso você saiba quem lhe deseja o mal, ou com um papel em branco, caso desconheça e queria apenas se precaver contra esse tipo de gente.

   Enterre isso longe de sua casa, pondo uma pedra por cima. Jamais passe a menos de sete metros deste local novamente.

   Nota: Para fazer esta simpatia é preciso que você saiba muito bem reconhecer o tipo de coruja que fez o ninho. Jamais, em hipótese alguma, use o ninho de uma coruja rasga-mortalha, cujo pio, à noite, sempre foi considerado de mau agouro. Por uma questão de respeito à natureza e de garantia do sucesso da simpatia, certifique-se de que o ninho está mesmo abandonado.

   27 PARA EVITAR REUMATISMO

   É até comum as pessoas idosas sentirem os pés gelados. Até mesmo pessoas mais jovens podem ter este problema. Isto é sinal de que a saúde não vai bem e que o reumatismo pode se manifestar cedo ou tarde. Para evitar isto, se você sente que seus pés andam gelados ultimamente, faça o seguinte:

   Ferva cinco litros de água em um tacho de cobre. Quando ferver, acrescente uma porção de folhas de erva-mate, tire do fogo e deixe amornar, depois mergulhe os pés lá dentro por sete minutos, não mais que isto. Em seguida, enrole os pés em um cobertor de criança, deixando aquecer.

   Repita por sete dias seguidos, sempre usando a mesma chave. O líquido que sobrar deve ser jogado em água corrente. Ao fim de sete dias, o cobertor deverá ser lavado e devolvido à criança.

   A chave deverá ser guardada onde você guarda seus sapatos, de preferência dentro do pé direito de um deles.

   28 PARA SE LIVRAR DE UM MAL ESTAR

   Um mal estar é sempre uma coisa inesperada, que deve ser investigada cuidadosamente por um médico, sempre que se repetir com freqüência. No entanto, para aqueles casos esporádicos, nada melhor que uma inofensiva mas eficiente simpatia:

   Deite-se confortavelmente, em um local claro, e peça à uma pessoa do sexo oposto ao seu que lhe cubra a cabeça com uma toalha branca, de mesa.

   Feche os olhos e tente mentalizar um rio de águas limpas e calmas, sem correnteza. Concentre-se até conseguir ver realmente.

   29 PARA DORES DE CABEÇA

   Esta simpatia é recomendada para dores de origem diversa, mas não para aquelas provocadas por excesso de sol.

   Não há ninguém neste mundo que, de vez em quando, não sofre uma dor de cabeça. É desagradável e perturba, especialmente quando ela se apresenta um pouco mais forte.

   Para algumas, nem existe remédio. A pessoa chega à loucura e se intoxica até, sem conseguir o alívio desejado. Nestes casos, é recomendável utilizar uma simpatia que, além de não prejudicar, só tende a ajudar. É assim:

   Pegue três dentes de alho caipira, amasse-os muito bem, depois misture com uma batata inglesa crua bem ralada. Coloque em uma fralda de criança limpa, torça, extraindo o suco. Tome com meio copo de água gelada.

   Repita, apenas se for mesmo necessário, duas vezes ao dia.

   Nota: Há uma simpatia para o mesmo fim que recomenda que se misture o alho amassado e a batata ralada com um pouco de leite de cabra, usando a mistura para fazer compressas na fronte e nas laterais da cabeça, prendendo com a fralda. Recomenda-se que a fralda da criança seja deixada ao sol, de molho em água com um punhado de sal grosso, antes de ser lavada normalmente.

   30 PARA ZUMBIDO NO OUVIDO

   Esta é indicada para os adultos por um preto velho, que dizia que os antigos nunca procuravam um médico, primeiro porque dificilmente havia um à disposição; segundo porque tinham a cura para tudo ao alcance das mãos. As simpatias eram usadas para dor de barriga, dor de dentes, dor de cabeça e os mais diversos problemas.

   Além disso, ele dizia que todos deveriam ter um horta com plantas medicinais plantadas ali. Mesmo em vasos elas podem ser cultivadas.

   Para zumbido no ouvido, a solução é muito simples. Basta pegar algumas folhas de arruda e, com uma gaze, espremê-las, extraindo um pouco de suco, na metade da casca seca de um coco. Depois, é só pingar no ouvido e depois lavar a casca do coco e colocá-la encostada numa parede, com a boca voltada para ela.

   Repetir três vezes no dia e por três dias. Após isso, enterrar a casca de coco de boca para baixo na raiz de uma árvore bem alta.

   31 PARA O REUMATISMO

   Muitas vezes, sem que saibamos, acabamos jogando fora remédios valiosos que poderiam ser úteis no momento certo. Na realidade, nosso país ainda nem arranhou todo o potencial medicinal de sua extensa e rica superfície territorial.

   Esta simpatia é um bom exemplo disso e é indicada para quem sofre de reumatismo.

   Basta ralar um caroço de abacate seco e pô-lo em um litro com álcool medicinal, juntamente com três espinhos de laranjeira. Usar o líquido para friccionar a região dolorida, nas crises de reumatismo.

   32 PARA A BRONQUITE

   A falta de ar puro e o aumento da poluição provocam esta terrível doença, além de outras causas explicadas pela medicina. Muita gente tem filhos ou mesmo adultos na família que sofrem disto. Quando a crise se abate, é terrível. Falta o ar, o peito chia e a ansiedade aumenta.

   Esta é uma simpatia cujos primeiros registros remontam à época da escravidão.

   Pegue uma cabeça de alho caipira, daquelas pequenas. Tire a casca mais grossa, depois amasse tudo muito bem usando um pilão de madeira. Em seguida, em uma panela de ferro, torre o alho. Depois acrescente meio copo de mel puro, meio de água e deixe ferver, até ficar um líquido grosso. Coe em um tecido branco e limpo.

   Dê uma colher de chá à pessoa que sofre de bronquite, de três em três horas, durante suas crises. Se for um adulto, usar uma colher de sobremesa.

   33 PARA DOR DE AMÍGDALAS INFLAMADAS

   Esta simpatia é recomendada apenas para os adultos, uma vez que deve ser feito um gargarejo mais para quente que para o morno.

   Além disso, o adulto está mais sujeito a sentir dor de garganta, daquelas que tiram a voz e incomodam ao extremo. Você pode tomar remédios para amenizar a crise, mas sabe que ela, cedo ou tarde, vai voltar. Se este é o seu caso, porém, habitue-se a fazer uso regular da seguinte simpatia, que afastará definitivamente este problema.

   Pegue um limão galego, deixe-o por instantes em água fervente, depois corte-o ao meio e esprema o suco. Em seguida, coloque o bagaço, com casca e tudo, para ferver com um copo de água, uma colher rasa de sal e outra de mel. Após ferver a água, conte alto até setenta e sete e retire do fogo, coe e adicione o suco de limão, extraído anteriormente.

   Espere até que o líquido atinja uma temperatura suportável e faça gargarejos bem demorados. Repita pelo menos uma vez por semana.

   Se o tempo esfriar, porém, faça isto de três em três dias.

   34 PARA DOR DE GARGANTA

   Os metais, assim como os cristais, desenvolvem uma afinidade muito grande com quem os usa constantemente. Segundo os magos alquimistas, uma peça de ouro usada por muito tempo passa a fazer parte do próprio corpo da pessoa, emprestando suas vibrações a ela.

   Muita gente tem problemas crônicos de garganta, consulta especialistas, toma remédios, faz simpatias, mas nada disso resolve, simplesmente porque ela pode estar atacando o sintoma e não a causa.

   Se você enfrenta esse problema, verifique entre suas jóias se não possui um anel de ouro que já não lhe serve e que, por questões sentimentais, ainda o conserva.

   Caso seja esse o seu problema, deixe-o de molho por uma noite num copo de água com um punhado de sal grosso. No dia seguinte, lave-o em água corrente com uma escovinha de cerdas naturais e sabão de coco.

   Venda-o ou dê-o de presente a uma pessoa a quem ele sirva.

   35 PARA PROBLEMAS NA BOCA

   Há um tipo de problema que afeta a boca das pessoas, provocando dores nas articulações, acompanhadas de dores de cabeça inclusive. Às vezes, os sintomas são de pequenas lesões que surgem nos cantos dos lábios e no interior das bochechas.

   Se já tentou alguma cura para o problema e isso não resolveu, pegue um anzol grande, de aço e passe-o cuidadosamente pelo lado de fora de suas bochechas e de seus lábios, depois internamente também. Feito isso, enterre o anzol num local seco e pedregoso.

   Nunca é demais recomendar todo o cuidado na realização desta simpatia muito poderosa, mas muito perigosa também. Alguns registros sabiamente recomendam que o anzol seja envolvido em um lenço branco de seda para a simpatia, devendo ser enterrado tudo junto.

   36 PARA FERIDA INFECCIONADA

   A falta de cuidados ou de assistência pode transformar um pequeno corte numa ferida perigosa, inclusive trazendo o perigo do mortal tétano.

   Todo cuidado é pouco com isso, mas nem sempre os meios estão à mão e a solução é apelar para a sabedoria popular.

   Para esses casos, uma simpatia é particularmente poderosa, muito embora as pessoas tenham receio de usá-la porque pode "arder". Só que a dor da ferida será sempre maior.

   Amasse sete dentes de alho pequenos ou três grandes, misture com o suco de um limão, aplique na ferida, cobrindo com um lenço branco limpo.

   Repita a cada três horas, atirando os restos da simpatia anterior num terreno que esteja para ser arado nos próximos dias.

   37 PARA FLATULÊNCIA

   Este é um problema nada romântico e que tem servido de motivo de briga entre muitos casais, só que ninguém faz isso (peidos) a partir do nada. Há uma causa e a flatulência é o sintoma de algum problema de saúde.

   As causas são as mais diversas, desde alimentação inadequada à má digestão, colite, enterite, estresse, problemas dentários e outras.

   Para resolver isso, procurar, inicialmente, eliminar alimentos feitos a partir de refinados (farinha, açúcar, sal). Tomar chá de camomila ou capim cidreira morno, nas horas pares do dia.

   Para completar, à noite, antes de dormir, diante de uma janela aberta, pegue uma garrafa, assopre com força dentro dela, segurando o máximo que puder, depois jogue-a para fora e feche a janela.

   Obviamente esta não é uma simpatia indicada para quem mora no décimo andar de um prédio, pois essa garrafa poderá causar transtornos. Ao invés dela, use um balão( bexiga), soprando-o ao máximo, segurando-o cheio nos lábios por algum tempo e depois atirando-o pela janela.

   Repita por sete dias consecutivos, a partir de uma sexta-feira. Se for Lua Minguante, melhor ainda.

   38 PARA FRIEIRAS

   Esta doença de pele é terrivelmente incômoda, principalmente porque pode se tornar crônica. Nos meses de inverno, tornam-se particularmente doloridas.

   Uma simpatia muito usada no interior é particularmente eficiente. Após lavar e secar bem o local, aplique suco de limão sobre a frieira, usando uma pena do rabo de um galo de briga.

   Nas primeiras vezes vai arder, mas logo passará. Quando terminar, jogar a pena no telhado na casa ou num local onde bata bastante sol e não haja água por perto.

   Aplicar três vezes ao dia, por sete dias consecutivos.

   39 PARA HISTERIA

   Esta é uma doença de origem nervosa e, segundo os registros, é sempre mais freqüente nas mulheres. Muitas podem ser as causas, mas, resumindo, são problemas psíquicos transformando-se em um problemas corporais, com diversos sintomas, por demais conhecidos.

   A cura só virá com o descobrimento dos problemas psíquicos, mas há uma simpatia indicada para manter sob controle a doença, embora requeira um pouco de atenção para que dê resultado.

   Toda manhã, em jejum, voltada para o nascente, a pessoa deverá comer uma maçà gelada, com casca e tudo, guardando as sementes até ter vinte e uma exatas.

   As vinte e uma terão de ser completadas com as sementes da maçã que ela está comendo naquele dia.

   Isso quer dizer que ela terá que jogar fora, antes de começar a comer, uma ou duas sementes, de forma que, ao terminar, com as que retirou naquele momento tenha completado as vinte e uma.

   Ela certamente errará algumas vezes, até conseguir completar a quantidade exata de sementes. Não se preocupe com isso. Tenha paciência e continue até acertar.

   Quando isso acontecer, embrulhe as sementes em um papel azul ou coloque-as num saquinho de seda azul, deixando ao lado do espelho que mais use durante o dia.

   Sempre que se olhar no espelho, olhe para este saquinho também e mentalize aquelas manhãs, o sabor da maçã gelada e a dificuldade para conseguir as vinte e uma sementes.

   Nota: Para fazer o saquinho de seda, costure manualmente sem dar nó na linha, apenas alinhavando o tecido. Quando terminar, coloque as sementes dentro, feche alinhavando da mesma maneira e continue até acabar a linha. Não a arrebente para tirar a linha. A agulha deverá ser enfiada dentro do saquinho. Use sempre agulha, linha e tecido virgens e nunca conte aos outros o objetivo da simpatia.

   40 PARA IMPOTÊNCIA SEXUAL DE AMBOS OS SEXOS

   Este é um problema que, nos últimos tempos, tem surgido com maior freqüência nos consultórios médicos, fruto da crise de valores, da crise financeira, da falta de tempo, do estresse e de outras causas.

   Não é um mal estritamente do homem, pois a frieza feminina torna-a impotente para realizar-se sexualmente.

   Os antigos tinham várias simpatias, mas uma é simplesmente "deliciosa" para esse fim.

   Basta tomar diariamente, nas horas pares, por sete dias seguidos, um copo de limonada adoçada com mel.

   Se for do interesse potencializar os resultados, comer nas horas ímpares uma colher de abacate amassado, com limão, num pra-to branco com uma colher de pau.

   41 PARA IMPOTÊNCIA SEXUAL MASCULINA

   Esta simpatia é específica para resolver problemas de impotência masculina e, segundo consta, tem resolvido o problema de muita gente ao longo dos anos.

   Quem a faz é a mulher, podendo ser sua namorada, noiva, esposa ou amante.

   Numa sexta-feira de Lua Crescente, após as nove horas da noite, pegue uma foto desse homem, de corpo inteiro e sorrindo, coloque numa gaveta, feche, depois abra e feche a gaveta por três vezes. Retire a foto.

   Repita isso com todas as gavetas da casa, depois deixe a foto numa gaveta junto com pelo menos três facas. Só a retire de lá quando o problema for resolvido.

   Nota: Cientistas têm se dedicado ao estudo da verdadeira influência da lua sobre a vida na terra, não encontrando, segundo eles, nenhuma evidência científica no que eles chamam de "superstições populares". Cá entre nós, continuamos achando esta ou aquela lua é a melhor para o plantio ou para a colheita, que aquela mulher grávida dará à luz na mudança da lua ou que meu cabelo ficará melhor se cortado na Lua Cheia.

   42 PARA OS SEIOS

   Os seios tendem, ao longo do tempo, a sofrer de problemas que deixam as mulheres muito preocupadas.

   O importante nesses casos é que, ao menor sinal de qualquer problema, um médico especialista seja procurado imediatamente.

   Assim que iniciar o tratamento, nada como uma simpatia para ser feita com muita fé para auxiliar na cura.

   Consiste em fazer uma novena dedicada a Santa Ágata, iniciando-a de preferência numa sexta-feira de Lua Crescente, se for possível, sempre no mesmo horário, acendendo duas velas num pires branco.

   Não interromper nenhum dia. Se isso acontecer, reinicie do princípio.

   Nota: Ágata era uma jovem cristã muito bonita, de uma família nobre, que viveu no terceiro século depois de Cristo. Quinciano, o procônsul romano da Sicília desejou-a e quis se casar com ela, mas Ágata havia jurado dedicar-se a Cristo e não aceitava os deuses pagãos do romano. Ela foi torturada e teve seus seios decepados. Por milagre, porém, na prisão, os seios dela sararam. O procônsul, possesso, ordenou que queimassem seus seios, mas um terremoto inesperado matou muita gente e provocou a ira da população que exigiu que Ágata fosse solta. Assim, enfraquecida pelas torturas e sofrimentos, a santa morreu a 5 de fevereiro de 213, com apenas quinze anos.

   43 PARA CATARATA

   Esta doença faz com que a pupila dos olhos fique esbranquiçada ou acinzentada, atrapalhando a visão, que fica um tanto apagada e indefinida.

   Em seu estágio avançado, apenas uma cirurgia poderá corrigir o problema.

   Algumas simpatias, porém, prometem alívio e melhoras na visão, como esta.

   Dissolver uma colher de sal grosso, em pedrinhas, numa panela de vidro ou de ágata com tampa, em um copo de água, deixando ferver por sete minutos.

   Deixar esfriar após a fervura e guardar num vidro limpo e escaldado.

   Pingar uma gota no olho diariamente, de preferência ao se levantar e ainda em jejum.

   44 PARA CORIZA

   Este tipo de problema é mais freqüente no inverno, mas ocorre muito no começo da primavera e quando há uma estiagem prolongada, com clima ficando muito seco.

   A mucosa do nariz fica inflamada, provocando corrimento, espirros e às vezes febre.

   Uma simpatia muito usada no interior é a seguinte:

   Ferva um galho de alecrim em um copo de água, coando em seguida, num pano limpo.

   Passe esse líquido com um cotonete no interior no nariz, diversas vezes ao dia.

   Repita por três dias no mínimo, mesmo que já tenha melhorado. O líquido que sobrar de um dia deverá ser jogado fora e uma nova mistura feita diariamente.

   45 PARA REUMATISMO

   Quando ataca uma crise de reumatismo, a dor é insuportável e a pessoa sofre por demais, principalmente porque isso tira-lhe os movimentos e obriga-a a ficar entrevada numa cama.

   As simpatias populares para isso são muitas e uma das mais simples e eficientes é esta.

   Peça a um padre para benzer alguns litros de água limpa e filtrada, guardando-a num local fresco e arejado.

   Durante as crises muito dolorosas, aplique compressas, usando um pano vermelho, embebido na água benta fria.

   Repita enquanto durar a crise.

   Nota: Sabe-se hoje que o vermelho é uma cor energética, que auxilia na cura de problemas onde a energia é falha. Por outro lado, a água benta é uma questão de fé. Para alguns ela tem um componente místico, ligando o homem ao Criador. Para outros ela pode ser apenas água e nada mais. O que faz a diferença é a fé.

   46 PARA SISTEMA NERVOSO

   Tem gente que sofre dos nervos de um modo impressionante. Por qualquer coisinha já tem uma crise.

   Quando consultam um médico, este nada identifica de anormal e os remédios receitados em nada auxiliam.

   Para esse tipo de problema e dos nervos de um modo geral, há uma simpatia muito fácil e muito gostosa de ser feita.

   Na primeira noite da Lua Cheia, após as nove horas da noite, corte um maço de erva cidreira, usando uma faca sem ponta.

   Lave bem a planta, depois embrulhe-a num pano branco e deixe-a sob no sereno por toda a noite.

   No dia seguinte, depois que o sol surgir e secar o sereno que ficou no tecido, pique a erva, utilizando a mesma faca.

   Ferva, em uma panela de vidro ou ágata, um litro de água com açúcar mascavo a gosto.

   Depois que a água ferver, desligue o fogo, acrescente a erva e tampe.

   Quando esfriar, coe usando um pano limpo ou um coador, guardando esse chá numa garrafa limpa, deixando-a na sua geladeira.

   Tome uma xícara pela manhã, uma no meio da tarde e outra à noite, antes de dormir. Só esta última deverá ser amornada. As demais poderão ser tomadas frias.

   Quando acabar essa garrafa, preparar outra, ou preparar duas ou três receitas de cada vez, para durar um mês.

   47 PARA ÚLCERA ESTOMACAL

   Esta é uma doença que tira da pessoa o prazer de comer o que ela aprecia, obrigando-a a uma dieta terrível e sem gosto.

   Muitas são as simpatias para auxiliar no tratamento das úlceras, mas esta é muito simples e deverá se tornar um hábito para a pessoa, pelo menos por algum tempo.

   Toda manhã, usar um amassador (pilão) de madeira para socar 7 folhas pequenas de couve, com talo.

   Por numa xícara branca e completá-la com água fervente. Coe essa mistura, acrescente água até completar uma xícara e beba em jejum, diariamente.

   Repetir até sarar.

   48 PARA GENGIVAS

   De repente, as gengivas começam a inflamar e comer se torna um sacrifício, porque tudo parece machucar.

   Possivelmente você não está escovando corretamente seus dentes.

   Para isso, consulte um dentista, pois a escovação previne esse tipo de coisa.

   Como complemento, você pode usar uma simpatia que vem sendo usada há muito tempo por pessoas do interior.

   Diariamente, antes de ir se deitar, coloque um limão sob seu travesseiro e deixe-o ali por toda a noite.

   Na manhã seguinte, esprema esse limão num pires branco e com os dedos use-o para massagear as gengivas em todos os sentidos.

   Após isso, escove seus dentes normalmente, seguindo a recomendação do seu dentista.

   Estará se prevenindo duas vezes contra problemas com as suas gengivas.

   49 PARA DENTES FORTES

   Com o custo de um tratamento dentário hoje em dia se pode calcular a verdadeira riqueza que se tem na boca.

   Para se trocar um dente verdadeiro por um postiço você terá que gastar alguns salários mínimos.

   Só isso já é um bom motivo para fazer você se preocupar em cuidar melhor de seus dentes, escovando-os conforme a recomendação de um dentista e fazendo a seguinte simpatia.

   Uma vez por semana e toda a sexta-feira, acenda uma vela para Santa Apolônia, rezando um Pai Nosso e três Ave Maria.

   Ao lado, coloque um pires com uma colher de mel, uma colher de sal comum e 3 de bicarbonato.

   Quando a vela acabar de queimar, esfregue a mistura do pires em todos os dentes, usando uma gaze, como se estivesse escovando-os.

   Depois escovar normalmente e lavar o pires em água corrente. Jogar a gaze no lixo.

   50 PARA DORES NO CORPO

   Deste assunto os negros escravos entendiam. Submetidos a um trabalho pesado de sol a sol, não raro eram tratados a chicote e a maus tratos. Imagine só como retornavam a suas senzalas, no fim do dia. Os corpos moídos e doloridos encontravam lenitivo em uma simpatia simples, oferecida pela natureza.

   Após um dia cansativo ou um trabalho pesado, experimente a seguinte simpatia: coloque folhas de arruda e folhas de alecrim para ferver, em uma panela de ferro, depois tome um banho de gamela (ou de bacia) com essa água amornada.

   Melhores resultados são observados se você acrescentar algumas pedrinhas de sal grosso à esta água de banho.

   Nota: Muita gente não entende o poder do sal marinho e o motivo de seu uso tão freqüente nas simpatias. Há explicações mais complexas e profundas, acessíveis apenas aos iniciados nas artes ocultas, mas basta resumir no seguinte: ele vem do mar, fonte de energia, alimento e vida. Para se tornar visível, deve ser exposto à luz do sol. Assim, a simbologia é até simples: para se obtê-lo, é preciso que a água do mar seja exposta à luz para que revele o seu elemento oculto e toda a sua utilidade.

   51 PARA EVITAR PROBLEMAS DE ABORTO

   Para aquela mãe que acalenta o sonho de ter em seus braços seu bebê, o aborto representa uma tragédia que, infalivelmente, deixa seqüelas emocionais terríveis.

   Os antigos costumavam precaver-se contra esse problema que pode vir de maneira tão inesperada, fortalecendo o organismo da mulher grávida e afastando a hipótese de um imprevisto.

   Para tanto, faziam a seguinte simpatia. Tão logo a mulher ficava grávida e nos primeiros três meses da gravidez, ela tomava três vezes ao dia chá de raiz de capim pé-de-galinha, colhida antes da planta florir, adoçada com mel ou com açúcar mascavo. Isto tudo, porém, não descarta a importância de se fazer um exame pré-natal completo, tanto para segurança da mãe, quanto para um perfeito desenvolvimento do bebê.

   O modo de preparação do chá já foi amplamente divulgado em números anteriores, mas é sempre bom recordar. Primeiro ferva a água, depois despeje dentro da vasilha as raízes secas. Tampe e deixe por cinco minutos, para depois adoçar. Usar sempre vasilhas de vidro refratário, louça, ferro, mas não usar alumínio.

   As raízes podem ser colhidas no período que antecede o florescimento da plantas, lavadas com uma escovinha de cerdas naturais e postas a secar na sombra, num local ventilado. Guardar num pote de cerâmica ou vidro.

   52 PARA HEMORRAGIAS

   Às vezes um acidente aparentemente inofensivo acaba se transformando numa tragédia, simplesmente por falta de cuidado ou de atenção.

   Um corte com sangramento deve ser imediatamente tratado, inclusive com pontos, se for necessário, mas, às vezes isso pode não ser possível de imediato.

   Uma forma de estancar a hemorragia, enquanto de aguarda o atendimento médico adequado é ferver pedaços de casca de monésia em um litro de água, aplicando, depois de esfriado, com um lenço branco virgem, repetindo até estancar a hemorragia.

   Para apressar o resfriamento, após a fervura, que não deve ultrapassar cinco minutos do momento em que borbulhar, coloque cubos de gelo dentro.

   Não utilizar utensílios de alumínio. Depois de estancada a hemorragia e providenciado o atendimento médico, lavar o lenço em bastante água corrente ou enterrá-lo num local seco.

   Nota: Outra questão freqüentemente levantada e questionada é quanto à restrição ao uso do alumínio em magias e simpatias de um modo geral. Primeiro é preciso explicar que o alumínio não é um metal encontrado puro na natureza, formando compostos químicos com outros elementos, o que o torna um dos metais menos preciosos da Terra. Na Alquimia, o alumínio representava a futilidade e o orgulho pela sua condição de metal aparentemente prodigioso pelo brilho que podia alcançar, semelhante ao ouro branco, escondendo sob isso sua condição de metal não precioso. Na antigüidade, os utensílios feitos com este material não eram usados porque, segundo relatos, liberavam reações químicas em contato com alimentos. A tecnologia atual tornou-os utensílios perfeitos em todos os sentidos, mas não apaga ainda assim sua origem e sua condição de metal pobre. Como as simpatias e a magia trabalham em íntima relação com a natureza, a utilização do elemento adequado é imprecáveis no sucesso de qualquer empreitada e isso não pode ser mascarado no brilho falso do alumínio.

   53 PARA NERVOSISMO

   Pessoas nervosas criam um constante clima de tensão ao seu redor, porque ninguém sabe o momento em que elas vão explodir. Dependendo da situação podem ser um perigo ou um transtorno para si e para os outros. Remédios só intoxicam e causam outros problemas. Assim, uma simpatia popular, simples, natural e inofensiva pode ser a solução para o problema. Pegue uma vela branca e um pires sem uso, cole a vela no pires e espalhe mel ao seu redor. Acenda a vela e reze três Pai Nosso e nove Ave Maria para o santo protetor e para o Anjo da Guarda daquela pessoa nervosa, pedindo a ajuda deles para que ela se acalme antes da vela se queimar.

   A vela deve ser deixada em um ponto elevado, de modo que fique em uma altura superior à da cabeça da pessoa que você deseja acalmar. Quando terminar de queimar, lave o pires em água corrente.

   54 PARA PROBLEMAS DE ESTÔMAGO

   A região estomacal é um tanto ampla e um problema que ocorra nela pode ficar muito vago, porque há muitos órgãos nessa área. Assim, quando ocorrer qualquer problema, o melhor é consultar logo um médico e ir fazendo uma simpatia genérica muito útil nesses casos. Pegue uma panela de ferro, coloque três litros de água e cubra com um pano vermelho e deixe por sete minutos ao sol direto, ou vinte e um, sob uma lâmpada. Separe, depois, os três litros. Com um deles, lave lentamente, esfregando levemente, toda a região afetada, utilizando um pedaço de pano vermelho para isso. Em seguida, aqueça um litro dessa água na panela de ferro e, usando o pano vermelho que cobriu a panela quando a deixou ao sol, vá alternando compressas frias e quentes sobre o ventre. Molhe o pano, esprema, aplique, deixe por três minutos, de pois troque. O período de aplicação dessa água, desde o banho inicial até as compressas não deverá exceder uma hora.

   Após isso, vestir uma camisa ou blusa vermelha. Se tiver problemas de nervosismo, pressão alta, tensão ou estresse, apenas enfaixe o local com um pano dessa cor.

55 PARA BRONQUITE

     A bronquite, com suas crises terríveis, causa um sofrimento muito grande no paciente e nos familiares que o assistem. Apesar dos constantes cuidados, ela retorna sempre, atormentando a vida de todos. Uma simpatia muito antiga ensina como se livrar dela definitivamente: Quando a criança estiver na véspera de completar treze anos, a mãe deverá levá-la a um cemitério, aos pés do cruzeiro e medir sua altura, cravando ali um prego enferrujado, dizendo três vezes:

     Aqui ficará seu mal Quando passar deste sinal. A criança não deverá voltar ao mesmo local até que complete dezoito anos.