Indice


Amor e Sexo


Bíblicas


Mágicas


Sorte

 

SIMPATIAS MÁGICAS

BELEZA

     A célebre história do Patinho Feio é uma fábula que retrata muito bem o que se passa no íntimo das pessoas. De um modo geral, todos estamos sempre descontentes com a própria aparência e é isso que nos torna feios, segundo a sabedoria popular.
     A beleza, mais do que uma imagem ou detalhes de um corpo ou de um rosto, é um processo que flui de dentro para fora, resultado de uma harmonia interior.
     Essa harmonia interior, esse processo que vem de dentro, longe de ser apenas um jogo de palavras do repertório popular, é algo cientificamente comprovado, principalmente quando analisamos vícios e deficiências de alimentação.
     A pele reflete seu intestino. Da mesma forma, seus cabelos refletem suas emoções. Seu olhar é o espelho de seus sentimentos. Suas unhas são um reflexo de sua saúde geral e vai por aí, para não nos alongarmos muito.
     Todas as simpatias, sejam para a beleza ou para qualquer outro objetivo, buscam esse componente místico de harmonização cósmica do homem com a natureza que o cerca e, ao mesmo tempo, procuram fazer com que espelhemos o que nos vai na alma.
     Aceitarmos o que somos: eis onde reside a verdadeira beleza.
     Uma das mais famosas simpatias de Ísis Galena, a famosa bruxa e feiticeira, era banhar-se com leite de cabra, depois estender-se ao luar, sobre um lençol de seda branco. Segundo os registros da época, sua pele literalmente resplandecia, ostentando um brilho e um viço que fazia inveja a princesas e rainhas.
     Além disso, Ísis foi a criadora das simpatias que usavam pérolas para tornar a pele feminina acetinada, além de usar jóias de ouro e prata, principalmente, para completar suas simpatias, e recomendar o uso de água de chuva nas simpatias para a beleza feminina.
     Boa parte de seus registros foi queimada pela Inquisição, mas suas simpatias resistiram ao tempo, transmitidas oralmente pelo povo inculto, que, de alguma forma, foi acrescentando elementos que, seguramente, não havia nas simpatias originais.
     De qualquer forma, muitas das simpatias hoje conhecidas têm, em sua origem, elementos criados e aplicados por Ísis Galena, há séculos atrás, demonstrando o quanto ela havia se aprofundado nesse tipo de conhecimento.
     Embora a totalidade das simpatias originais jamais venham a ser resgatadas, as que se seguem têm muito do conhecimento da famosa Ísis Galena, que afirmava em sua obra, "Da Beleza Feminina e Outros Encantos", no fragmento correspondente à Introdução, que não há mulher feia, há mulheres ignorantes e que a ignorância é um dos piores atributos de uma mulher, pois faz com que uma mulher linda se pareça com uma carvoeira.
     O conceito é válido até hoje, pois ao não saber valorizar seus atributos, buscando harmonizar seus detalhes de beleza, a mulher deixa de explorar devidamente seus encantos e de irradiar formosura ao seu redor, atraindo formosura.
     Segundo a famosa feiticeira, a última coisa que uma mulher pode querer fazer é forçar a natureza. Se não gosta de seu nariz, dê ênfase aos olhos. Se acha que o formato dos lábios não é adequado, pinte-os realçando os cantos da boca ou exponha seus dentes brilhantes num sorriso sempre constante. No entender de Ísis Galena, um detalhe sempre compensaria o outro, sendo que os mais importantes, segundo ela, eram a pele e os cabelos, um como moldura do rosto, outro como pano de fundo para os detalhes de beleza como os olhos, um nariz delicado e a boca.
     Centenas de simpatias foram resgatadas de sua obra, hoje conhecidas em alguns meios com Simpatias da Lua Cheia, período preferido por ela para realizar as Simpatias para a Beleza.


SIMPATIAS

PARA A PELE
PARA PELE SENSUAL
PARA AUMENTAR OS CABELOS
PARA OS OLHOS
PARA O SORRISO
PARA CABELOS CRESCEREM BONITOS E FORTES
PARA ENGROSSAR OS CABELOS
PARA ESCURECER OS CABELOS
PARA CONSERVAR A BELEZA I
PARA CONSERVAR A BELEZA II
PARA REFRESCAR A PELE
PARA CELULITE
PARA TER SEIOS SEMPRE DURINHOS E PERFEITOS.
PARA MANTER SEIOS DUROS E BONITOS
PARA MANTER OS SEIOS NA AMAMENTAÇÃO
PARA ENDURECER SEIOS FLÁCIDOS
PARA TER UMA VOZ POTENTE E VIBRANTE
PARA UMA VOZ AGRADÁVEL
PARA EMAGRECER OU ENGORDAR
PARA NÃO TER CHULÉ
PARA FORTALECER OS CABELOS
PARA TER CABELOS CRESPOS
PARA MANTER A COR NATURAL DOS CABELOS
PARA MANTER CABELOS LISOS E PRETOS
PARA INTERROMPER QUEDA DE CABELO
PARA EVITAR CABELOS BRANCOS
PARA TER CABELOS SEDUTORES
PARA OBTER O SEGREDO DA ETERNA JUVENTUDE
PARA FAZER A SIMPATIA DA METAMORFOSE
PARA UMA PELE PERFEITA
PARA EVITAR ESPINHAS
PARA TER UMA BELEZA RADIANTE
PARA TER CABELOS COMPRIDOS E SEDOSOS
PARA RETARDAR O APARECIMENTO DE RUGAS
PARA AFINAR CINTURA
PARA SER ATRAENTE E SIMPÁTICA
PARA TER VOZ AVELUDADA
PARA CURAR TERÇOL OU VIUVINHA
PARA PESCOÇO BONITO
PARA COTOVELOS BONITOS
PARA DEDOS DELICADOS
PARA PERNAS ELEGANTES
PARA NÁDEGAS SENSUAIS
PARA BOCA BONITA
PARA PELE DO CORPO SEMPRE BONITA
PARA BELEZA GERAL
PARA CASPA
PARA CALVÍCIE
PARA AUMENTAR CABELO
PARA CABELO CRESCER VIÇOSO
PARA PELE SECA
PARA PELE OLEOSA
PARA SEIOS BONITOS
PARA SOBRANCELHAS
PARA O NARIZ
PARA TER UMA BELA VOZ
PARA CONSERVAR CABELOS ESCUROS

PARA SUAVIZAR PELE SECA
PARA TRATAR DE PELE OLEOSA

PARA CASPA
PARA SEIOS SENSUAIS E ATRAENTES
PARA TER MÃOS BONITAS

1 PARA A PELE

   As receitas antigas de beleza, inclusive aquelas encontradas na obra de Ísis Galena, utilizavam-se de ingredientes naturais, à disposição na natureza e de fácil preparo.

   Para ela, a pele era considerada um dos mais fortes detalhes de beleza da mulher, já que um véu estrategicamente protegendo o rosto podia anular, na penumbra, segundo a feiticeira, os piores defeitos femininos. Dentre os segredos legados estava um poderoso auxiliar na limpeza e manutenção da beleza da pele, na forma de um creme fantástico.

   Não é uma receita fácil de ser feita, mas compensa esforçar-se para conseguir todos os ingredientes. É assim:

   Pega-se um tecido vermelho, sem goma, colocando-se no meio dele uma boa porção de cinza passada por uma peneira fina. Junta-se as pontas do tecido, acomodando ali um funil de metal, por onde se jogará água. Aperte o máximo possível a cinza no interior do pano, amarrando-o bem.

   Prenda o pacote assim formado num local alto, pondo uma bacia de esmalte ou um tacho de metal. Vá jogando água pelo funil e deixando escorrer o líquido. Misture abacate maduro batido e água a esse líquido e ponha-o no fogo, até dar consistência cremosa.

   Ele fica com uma cor escura e deverá ser guardado num vidro de boca larga. Toda sexta-feira de Lua Cheia, passe esse creme no corpo, inclusive nos cabelos, depois fique de frente e de costas para a lua por sete minutos de cada vez.

   Em seguida tome uma ducha e após um banho de imersão. Enxugue-se numa toalha vermelha, perfume-se e vista-se. Realce seus detalhes de beleza com a maquilagem mais indicada para o seu tipo de rosto.

   Nota: Se não obtiver êxito na primeira vez, insista até conseguir chegar ao ponto indicado. Segundo a receita original, cujas medidas exatas jamais foram resgatadas, o uso das cinzas dá a mulher o fascínio e a beleza da Fênix, que ardia nas próprias chamas e renascia das próprias cinzas, demonstrando que a beleza feminina pode ser resgatada a qualquer momento em que ela queira fazer isso.

   2 PARA PELE SENSUAL

   É sábado que cada pessoa tem um cheiro próprio. Isso fica bem visível com os recém-nascidos que, mesmo seguros por outras mulheres, saberão identificar a mãe pelo cheiro. Esse cheiro é parte da química que une as pessoas. Tem homem que fica excitado apenas de cheirar a pele da mulher amada, tamanho é o fascínio que ela pode provocar.

   Para realçar esse cheiro de pele que todas possuem, basta fazer a seguinte simpatia, numa sexta-feira de Lua Cheia, após as entre vinte e uma horas e meia-noite:

   Separe partes iguais de alfazema, erva cidreira, alecrim, camomila e flores secas de jasmim. Em uma panela de ferro, ferva um litro de água e despeje as ervas na água ainda fervente. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe a mistura descansar por dez minutos.

   Prepare um banho morno de imersão e despeje a mistura permanecendo na banheira por vinte e um minutos, molhando inclusive os cabelos. Seque o corpo em seguida usando uma toalha vermelha macia, de forma bem suave, sem esfregar a pele. Não use perfume nenhum nessa noite.

   Uma variação desta simpatia acrescenta o seguinte complemento. Enquanto prepara o banho, coloque três morangos maduros e sadios em uma tigelinha de porcelana. Amasse-os e passe o suco formado por uma gaze ou por uma peneirinha bem fina. Quando for para o banho, aplique-o por todo o rosto. Após sair do banho, lave o rosto na água da banheira.

   3 PARA AUMENTAR OS CABELOS

   Tem pessoas que possuem um tipo diferente de cabelo, muito fino e ralo. Não enfrenta problema de queda de cabelo, mas o cabelo é tão escasso que dá essa impressão.

   Não há, na medicina, nenhum tratamento adequado, já que se trata de um problema genético, transmitido de um para outro membro da família, antes mesmo do próprio nascimento. O segredo é usar uma simpatia que vai buscar em planos superiores os elementos necessários para esse tipo de solução.

   Na Lua Crescente, a partir da primeira noite, após o sol se pôr, lave os cabelos com água morna onde tenha acrescentado cinzas de carvão vegetal, fazendo uma pasta na cabeça. Deixe-a durante vinte e um minutos, depois lave com água morna, massageando bem o couro cabeludo.

   As cinzas mais recomendadas para esta simpatia são as de brotos de bambu. Para isso, seque uma boa quantidade ao sol durante os sete dias que antecedem a Lua Crescente, depois queime-os em uma panela de ferro até se reduzirem a cinzas.

   Uma variação cigana desta simpatia recomenda o uso de um lenço colorido, que deverá ser posto na cabeça, depois de feita a simpatia acima. Deve ser usado durante o dia e só retirado à noite, no momento de se refazer a simpatia. Como se perceberá, além do uso da cromoterapia, utiliza também a influência nos astros, uma vez que o lenço a ser usado terá sua cor escolhida conforme o signo da pessoa, a saber:

Áries: Vermelho
Touro: Azul
Gêmeos: Cor-de-rosa
Câncer: Branco
Leão: Azul
Virgem: Verde-claro
Libra: Azul-celeste
Escorpião: Rosa
Sagitário: Púrpura
Capricórnio: Verde
Aquário: Bege
Peixes: Azul-marinho

   4 PARA OS OLHOS

   Segundo a famosa bruxa, uma mulher deveria, com apenas um olhar, seduzir um homem. Segundo ela, isso era parte de um conhecimento milenar, transmitido pelas antigas instrutoras dos borralhos ou haréns. Como as mulheres viviam à espera da atenção do sultão, era preciso que desenvolvessem algum artifício para atraí-lo e gozar as vantagens dessa companhia. O uso do olhar era o mais difícil e famoso de todos esses artifícios.

   A simpatia deve ser feita da seguinte forma. Na primeira noite de Lua Cheia, entre vinte e uma horas e meia-noite, coloque sobre um espelho redondo e pequeno uma peça de ouro, outra de prata e dois cristais da cor de seus olhos. Olhe fixamente para esse conjunto por três minutos, depois levante os olhos para a lua, olhando-a pelo mesmo período. Repita esse ritual por sete vezes, depois cubra o espelho com um pano vermelho.

   Guarde os demais elementos da simpatia. Conserve o espelho sempre ao seu alcance, olhando-o com freqüência e mentalizando a disposição dos objetos sobre ele, na noite da simpatia. Quando não conseguir mais lembrar essa disposição, refaça a simpatia.

   5 PARA O SORRISO

   Este é também um forte atributo da mulher e, para conservá-lo, deve dar muita atenção a seus dentes. É claro que não há simpatias para mudar um dente cariado nem curar um nervo exposto, pois quando isso acontece é porque houve um desequilíbrio violento em seu corpo físico que precisa ser corrigido no plano material, de modo físico também.

   Ir ao dentista com regularidade e seguir suas orientações será sempre uma das melhores ajudas que uma pessoa pode fazer a si mesma, pois em todos os assuntos, ela deve fazer a sua parte, antes de recorrer a uma simpatia.

   Para manter seu sorriso sempre bonito, tenha em casa um elefante feito de marfim. Todos os dias, ao se levantar, ainda em jejum e sem por os pés no chão, morda por três vezes a tromba do elefante. Depois abra a janela e sorria para o sol.

   Uma variação recomendava que se mordesse alternadamente por três vezes seguidas, uma moeda de ouro e outra de prata, antes de sair à janela e sorrir para o sol.

   Outra recomendava que se mordesse a moeda de ouro pela manhã e a da prata à noite, antes de dormir, quando o sorriso deveria ser dado à Lua.

   6 PARA CABELOS CRESCEREM BONITOS E FORTES

   A influência da lua sobre os seres humanos, as plantas, o parto, o plantio, a colheita e outros campos ainda é contestada pelos cientistas, que não admitem o que a sabedoria popular incorporou há muito a seus conhecimentos, fruto muitas vezes de estudos antigos além da compreensão dos homens de agora.

   Em relação aos cabelos, todos conhecem e aplicam os conhecimentos das fases da lua para obter melhores resultados. Esta simpatia é para quem tem os cabelos danificados e ressecados, precisando de uma poda para revigorar.

   Neste caso, basta fazer o seguinte: na primeira noite de Lua Nova, molhe os cabelos com água de chuva, depois fique ao luar por pelo menos sete minutos. Enxugue em seguida com uma toalha branca.

   No dia seguinte, corte os cabelos da forma como achar mais adequada, recolhendo o máximo possível de fios cortados, embrulhando tudo num papel verde e enterrando junto a um pé de rosa que tenha pelo menos alguns botões.

   7 PARA ENGROSSAR OS CABELOS

   Quem tem o cabelo fino sabe a dificuldade de mantê-los penteados ou assentados, além de enfrentar problemas de embaraçá-los com freqüência ou danificá-los com um pente ou uma escova inadequados.

   As antigas simpatias populares já estavam alerta para esse tipo de problema, como é o caso desta. Na primeira noite de Lua Cheia, lave os cabelos com água de chuva, depois fique ao luar por pelo menos nove minutos, deixando-os secar ao sol. No dia seguinte, corte da forma desejada.

   Recolha o máximo possível de fios, misture com terra e água de chuva, formando um bolo que deverá ser deixado junto ao tronco de uma árvore alta, viçosa e com muitos galhos.

   Nota: Já foi observado anteriormente, mas é sempre bom lembrar que as simpatias que incluem o uso de plantas, como é o caso desta, principalmente de árvores altas, que atuam como verdadeiras antenas transmissoras ou receptoras dos anseios humanos, dada dos druidas, espécie de sacerdotes entre os celtas. Para eles, no entanto, a árvore nobre por excelência, que melhor se prestava ao uso em simpatias era o carvalho. Como se observa na simpatia acima, há uma mistura de uma simpatia original de Ísis Galena, mesclada a conhecimentos dos druidas. Esse tipo de coisa é muito freqüente nas simpatias.

   8 PARA ESCURECER OS CABELOS

   Não apenas com o passar da idade, quando os cabelos branqueiam, mas muitas vezes até por charme, para melhorar a aparência, as pessoas, principalmente as mulheres, gostam de mudar o visual, dando uma nova cor a seus cabelos.

   Há inúmeras tinturas no mercado, cheias de química e produtos desconhecidos, da mesma forma como há simpatias, com o mesmo propósito, feitas com produtos naturais, como é o caso da seguinte:

   Para escurecer seus cabelos, ferva um litro de água de chuva com sete folhas de nogueira. Deixe amornar e coe num pano branco e limpo. Iniciando no último dia da Lua Cheia, lave os cabelos a cada três dias, usando essa mistura. Vá fazendo, até ficar do seu agrado.

   9 PARA CONSERVAR A BELEZA I

   O uso de baralhos em simpatias foi divulgado pelos ciganos, mas a origem das magias feitas com lâminas coloridas remonta aos egípcios, grandes conhecedores de um tipo de magia cujos segredos se perderam na noite dos tempos e no saque desenfreado feito nos túmulos e pirâmides.

   Esta simpatia para beleza feminina tem sido praticada com freqüência entre as ciganas, que a conhecem muito bem. É simples de ser feita. Para conservar-se bela, além dos cuidados normais, compre um baralho novo, retire a dama de copas e guarde-a em sua bolsa, junto com uma fotografia sua, de corpo inteiro e sorrindo.

   Toda noite de Lua Cheia, deixe a carta e sua foto sobre a superfície de um espelho, ao luar. Periodicamente verifique a foto e a carta, limpando-as de poeira e sujeira de qualquer espécie. Ninguém mais precisa saber do objetivo desta simpatia, além de você. Você pode até ensiná-la para uma amiga, mas jamais confirme que a está fazendo.

   Nota: Lorde Cameron, descobridor da pouco conhecida Tumba das Sete Princesas, no Vale dos Reis, no início do século, contava que diversas lâminas coloridas foram encontradas, feitas de ouro puro. Analisando-as, percebeu que retratavam o cotidiano de mulheres vaidosas, cuidando da aparência. Essas lâminas tinham o formato das antigas cartas de baralho.

   10 PARA CONSERVAR A BELEZA II

   São diversas as simpatias para este fim. Cada uma oferece suas vantagens e seu grau de dificuldade para ser feito. Umas oferecem um resultado mais imediato. Outras são mais demoradas, por isso é bom que você tenha opções para fazer sua escolha.

   Esta também é fácil de ser feita e exige que você colha pessoalmente uma sempreviva, numa sexta-feira de Lua Cheia. ã noite, após as nove horas, coloque-a num solitário, com água de chuva, do lado de fora de sua casa, sobre um lenço branco de seda, deixando-a ali por toda noite.

   Na manhã seguinte, antes do sol nascer, recolha-a, pegue uma fotografia sua, de corpo inteiro e sorrindo, e lave-a usando a água do solitário, enxugando depois com o lenço de seda. Deixe a foto exposta por apenas sete minutos aos raios do sol nascente, depois guarde-a embrulhada no lenço branco de seda.

   Repita a simpatia toda Lua Cheia. Quando perceber que a foto começou a desbotar ou a manchar-se, substitua-a por uma outra, enterrando a anterior num jardim, ao pé de uma roseira branca.

   11 PARA REFRESCAR A PELE

   No verão, principalmente, com o excesso de sol ou mesmo com o calor, a pele do rosto fica afogueada e avermelhada, o que pode acabar num ressecamento ou num excesso de oleosidade.

   Há uma simpatia muito simples que pode ser feita todo final de dia, principalmente quando se tomou muito sol. Após lavar o rosto com água de chuva ou mineral morna, aplique uma mistura feita com uma pêra bem madura, misturada com uma colher de sopa de mel e duas colheres de amido de arroz.

   Deixe por quatorze minutos, depois lave com água morna em abundância. Na falta de água de chuva ou água mineral, pode-se usar água filtrada nesses filtros de última geração ou mesmo água comum, de torneira, bem fervida.

   12 PARA CELULITE

   Este terrível mal que afeta principalmente o corpo das mulheres, tão difícil de ser removido, depois que se instala, já era conhecido na mais remota antigüidade. Tanto que há uma simpatia irlandesa própria para isso, que pode ser feita por aqui, sem maiores dificuldades.

   Quem deseja manter um corpo firme e durinho, sem as marcas terríveis da celulite, deve pegar uma fotografia sua, de corpo inteiro e sorrindo, mandando pô-la numa moldura feita com galhos de roseira.

   Sempre na Lua Cheia, examine a foto. Caso ela tenha enrugado, estique-a de novo, de forma a mantê-la sempre lisa.

   Nota: A madeira da roseira era tida como mágica pelos gnomos e duendes da Irlanda e países vizinhos. Tanto é que suas bengalas eram feitas com essa madeira e em seus cachimbos usavam nós de roseira pela sua resistência e poder.

   13 PARA TER SEIOS SEMPRE DURINHOS E PERFEITOS

   É mais do que evidente que os seios da mulher desempenham um importante papel em sua vida sexual, tanto pela preferência dos homens por seios firmes e bonitos, quanto pela própria segurança que isso traz para as mulheres.

   De nada adianta tentar corrigir. O importante é sempre prevenir. Uma simpatia simples para isso recomenda o seguinte:

   Tenha sempre em seu congelador, cubos de gelo feitos com água de coco verde. Toda noite, ao se deitar, esfregue uma pedrinha nos dois seios, em movimentos circulares.

   Antes do gelo derreter-se todo, você deve chupá-lo. Não enxugue os seios. Deixe-os secarem naturalmente.

   14 PARA MANTER SEIOS DUROS E BONITOS

   Os seios embelezam todo o corpo da mulher e tornam sua aparência sensual e atraente. Todas têm uma preocupação constante com esta parte de seu corpo, principalmente se possuem seios durinhos e bonitos. Uma simpatia pode auxiliá-las a conservá-los assim. Consiste no seguinte:

   Diariamente, duas vezes ao dia, faça compressas alternadas quentes e frias, usando, para isso, água de coco seco em uma fralda de criança recém nascida.

   15 PARA MANTER OS SEIOS NA AMAMENTAÇÃO

   Há mulheres que não amamentam porque têm receio que, após a amamentação, seus seios se tornem flácidos, o que não é cientificamente comprovado. Pelo contrário, a amamentação estimula os seios e em nada afeta a sua rigidez nem seu formato. Se você quer se prevenir, antes de começar a amamentar seu bebê, faça o seguinte:

   Compre duas tigelas de louça, do mesmo tamanho, na medida de seus seios. Quando for amamentar pela primeira vez, deixe cair algumas gotas de seu leite nas duas tigelas, depois deixe-as de boca para baixo debaixo de sua cama, uma ao lado da outra.

   Deixe-as ali, naquela posição, só movimentando-as quando for limpar o local. Quando seu nenê desmamar, pegue as duas tigelas e enterre-as num jardim, sempre de boca para baixo.

   Não enterre profundamente. O fundo das tigelas deverá ficar quase à flor da terra.

   16 PARA ENDURECER SEIOS FLÁCIDOS

   Se você não se cuidou e seus seios agora estão um tanto despencados, fazendo-a se sentir insatisfeita com o estado atual de seus seios, faça a simpatia com a fitinha do Senhor do Bonfim, muito indicada para isso.

   Para fazê-la, você terá de ganhar uma fitinha do Senhor do Bonfim de uma outra mulher, que tenha seios mais ou menos como você gostaria de ter.

   Prenda uma argola ou um gancho atrás de um espelho, que deverá ficar pendurado numa parede. Nessa argola ou gancho deverá ficar dependurada a fita, com o espelho voltado para a parede. Toda noite, antes de dormir, você deverá virar o espelho, erguer os dois braços bem alto e olhar para os seus seios por três minutos, mentalizando o formato que você deseja que eles tenha. Repita todas as noites, exceto na primeira noite da Lua Minguante.

   Nota: O uso de espelhos em simpatias e magias remonta a registros colhidos na sua maioria durante a Idade Média. As bruxas tinham uma especial predileção pelo uso deles que, segundo elas, eram canalizavam e aprisionavam as forças mais potentes da natureza. Com eles, as bruxas mudavam sua aparência. De mulheres velhas e deformadas, transformavam-se em lindíssimas beldades, capazes de seduzir os homens e submetê-los a seus encantos.

   17 PARA TER UMA VOZ POTENTE E VIBRANTE

   Ter uma bela voz é o sonho de todo adolescente, seja homem ou mulher, mas poucos têm a disciplina para realizarem a famosa Simpatia do Livro Santo. Todos aqueles que o fizeram, porém, além de saírem fortalecidos espiritualmente da experiência, hoje tem uma voz invejável.

   Para quem deseja fazê-la, no entanto, basta ter à mão uma Bíblia. A partir do dia em que completar quatorze anos, toda noite, antes de ir dormir, ler, em pé e em voz alta, algumas páginas da Bíblia, de forma que a simpatia dure exatamente três anos de leituras diárias.

   Na véspera do dia em que completará dezessete anos, a leitura deverá ser terminada. Não pode pular nenhum dia. Tem que ler nem que sejam algumas palavras, compensando num outro dia o que faltar para manter o ritmo da leitura.

   18 PARA UMA VOZ AGRADÁVEL

   Muita gente gostaria de ter uma voz calma, agradável, que inspire confiança e ao mesmo tempo seja cativante e fluente. Transmitir suavidade e segurança com a voz, convencendo as pessoas pela palavra é o sonho de muita gente e não é difícil de ser obtida.

   Começando sempre no dia 4 de agosto, leia toda noite, por três vezes, em pé e em voz alta, os Salmos, da Bíblia, começando do número um e até o número cento e cinqüenta. A cada noite deverá ler um, repetindo-o três vezes, de maneira que o último seja lido no dia 3l de dezembro, véspera de Ano Novo.

   19 PARA EMAGRECER OU ENGORDAR

   Esta simpatia é das mais interessantes, porque tanto serve para um como para outro caso e é muito simples de realizar.

   No Domingo de Ramos, pegue uma folha de papel em branco, escreva nela quanto de peso você gostaria de ganhar ou de perder. Se for para ganhar, apenas uma vez, no centro do papel. Se for para perder, quatro vezes, nos cantos da folha.

   Vá assistir à missa especial desse domingo e, na hora da bênção das palmeiras, erga sua folha de papel. No resto da missa, vá picando-a em pedacinhos, de forma que, ao sair da igreja, toda a folha já tenha sido picotada.

   Volte para casa, deixando cair pelo caminho os pedacinhos da folha de papel. Se por acaso encontrar um formigueiro no caminho de volta, deixe ali sete pedacinhos de papel.

   20 PARA NÃO TER CHULÉ

   Este problema e o mau hálito já acabaram com muitos romances. O chulé, na maioria das vezes, decorre do suor excessivo e da falta de higiene, como o uso prolongado de uma mesma meia ou o uso de calçados sem meia.

   Se você tomar os cuidados necessários, nem precisará de simpatia. Se desconhece a razão de seu chulé, faça o seguinte: sempre que lavar os pés, seque a sola dele com o retalho de uma roupa velha de sua mãe, se você for mulher, ou de seu pai, se você for homem.

   21 PARA FORTALECER OS CABELOS

   Para fortalecer seus cabelos, tornando-o sedosos e macios ao mesmo tempo, pratique a seguinte simpatia, das mais conhecidas e utilizadas.

   Corte seus cabelos na primeira sexta-feira da Lua Crescente, tirando apenas o comprimento de sua unha do dedo mínimo esquerdo, no pé da unha.

   Recolha um pouco desses cabelos e espalhe-os num gramado bem verde e viçoso.

   22 PARA TER CABELOS CRESPOS

   Quem tem o cabelo muito liso gostaria de encrespá-lo para se sentir melhor. Há uma série de truques nos salões de beleza, mas muita gente ainda prefere recorrer a uma simpatia das mais comuns ainda hoje.

   Pegue sete fios de pêlos, retirados de seu púbis, coloque dentro de uma caixa de fósforo juntamente com sete fios de cabelos e jogue num rio cheio de ondas.

   23 PARA MANTER A COR NATURAL DOS CABELOS

   Com o passar dos anos, a cabeleira vai assimilando o peso da idade e refletindo o interior da pessoa, que, quer queira ou não admitir, está envelhecendo. Só que muitas vezes a pessoa não se sente envelhecida e quer que o seu exterior retrate seu interior. Aí é só usar uma simpatia apropriada.

   Tenha sempre consigo um pente feito de metal, qualquer metal, principalmente prata ou chumbo, penteando seus cabelos constantemente, mas apenas nas horas pares do dia.

   Jamais use pentes de osso em seus cabelos, que não quiser que eles percam o viço e a cor. Coisa semelhante acontece com o plástico. Eles deixam os cabelos elétricos e, com o tempo, tornam-nos opacos e sem vida.

   Nota: São freqüentes os registros recomendando a não utilização de objetos feitos de ossos ou de plástico nas simpatias, a não ser que o resultado esperado seja negativo. Novamente recorremos a estudiosos do assunto e novamente tivemos as rápidas e idênticas informações. O osso é resto de um ser vivo e carrega toda a sua história de vida, principalmente a carga negativa da passagem desta para outra vida. O plástico é feito do petróleo, que é resto de seres vivos também, decompostos pela ação do tempo e pela pressão das mudanças geológicas ocorridas.

   24 PARA MANTER CABELOS LISOS E PRETOS

   Constantemente nos deparamos com variações de simpatias que têm, todas elas, no fundo, a mesma origem. Já é sabido por todos que conhecem as simpatias populares que o uso de um pente de chumbo ajuda a manter pretos os cabelos, bastando que ele seja usado nas horas pares do dia.

   Diversos registros já anotados recomendam que, para se ter cabelos lisos e pretos, basta usar um pente de chumbo, feito com projéteis que tenham sido disparadas, mas que não tenham matado nada.

   Uma anotação num velho caderno encontrado na sacola de um cangaceiro do bando de Lampião, usado como uma espécie de diário, citava que ele já havia recolhido, nas batalhas, dezoito projéteis encravados em árvores ou barrancos, sem sangue, e que ainda faltavam vinte e quatro para ele mandar para o Mestre Nicolau lhe fazer o pente que deixaria seus cabelos sempre lisos e pretos.

   25 PARA INTERROMPER QUEDA DE CABELO

   Os druidas, na antiga Inglaterra, celebravam suas festas nos bosques, onde faziam suas magias. Todas elas utilizavam, invariavelmente, elementos da natureza e do bosque. Uma delas, constante de um tratado de magia popular do Século XII, recomendava o seguinte:

   Para interromper a queda de cabelos, depois dela iniciada, recolha durante sete dias o máximo de fios de cabelos que caírem de sua cabeça, começando no primeiro dia da Lua Crescente.

   No oitavo dia, vá a um bosque e, com um objeto de prata, fira o tronco de uma árvore que produza qualquer tipo e visgo. Deixe escorrer, depois vá aplicando sobre ele os fios de cabelos que recolheu, fixando-os aos galhos.

   Para terminar, derrame água em sua cabeça, de forma que ela molhe seus cabelos e escorra para as raízes da árvore.

   Nota: William J. Fielding, em seu livro Strange Supertitions and Magical Practices, assim fala sobre os druidas: "A instituição druida prevaleceu na Gália antiga, na Britânia e Irlanda, antes da invasão romana, e sua influência continuou por muitos séculos, aplicando extensivamente a magia. Os druidas eram uma confraria de sacerdotes, professores, médicos e juizes, que governavam os povos celtas, das regiões acima mencionadas."

   26 PARA EVITAR CABELOS BRANCOS

   Para prevenir cabelos brancos, e isso é muito importante, porque quando uma simpatia é usada preventivamente sua utilidade é muito maior, porque não há o componente da pressa e do desespero, às vezes, que leva muitas pessoas a não fazerem as coisas como deveriam. Assim, com bastante calma, se quer evitar por muito tempo que seus cabelos fiquem brancos, pegue sete folhas de azinheiro e sete fatias de casca de pepino, triture, retirando o suco, misture com um litro de álcool medicinal e deixe descansar por sete dias.

   A cada três dias, lave a cabeça com o shampu adequado para seu tipo de cabelo, depois friccione com essa mistura.

   27 PARA TER CABELOS SEDUTORES

   Imaginamos que esta simpatia proporciona a quem a usa um resultado semelhante àqueles shampus recomendados nos comerciais de televisão, onde os cabelos ficam soltos e brilhantes, emoldurando o rosto da mulher como se fosse uma tela de um pintor famoso.

   O segredo é simples. Misture uma colher de bebida destilada com a gema de um ovo de galinha caipira, batendo até ficar bem cremoso. Lavar seus cabelos com seu shampu preferido, aplique essa misture e deixe por duas vezes sete minutos (quatorze), enrolados numa toalha branca. Enxágüe normalmente e seque sem usar secador.

   Nota: Jamais faça qualquer simpatia com ovos de galinha de granja. Todo o estresse de um ser vivo prisioneiro e confinado pela sua vida inteira pode impregnar seu corpo, com efeitos danosos e negativos.

   28 PARA OBTER O SEGREDO DA ETERNA JUVENTUDE

   A Fonte da Eterna juventude, segundo alguns, é um mito que jamais existiu. Segundo outros, ela se encontra em algum ponto da América Latina, encontrada por exploradores espanhóis e perdida depois para sempre.

   Dela resulta hoje apenas o desejo de se manter jovem para sempre, o que todos sabemos ser impossível. A passagem dos anos é inexorável. Você pode adiá-la, mas não evitá-la. Muitos usam a seguinte simpatia para isso:

   Sempre que chover, recolha o máximo possível de água de chuva, guardando-a em vasilhas bem limpas, num lugar onde não bata muita luz. Pelo menos uma vez por mês, ferva um pouco dessa água, amorne com água corrente, depois jogue no alto da cabeça, de forma que ela escorra pelos quatro lados de sua cabeça. Enxugue-se sempre com toalha branca.

   A melhor maneira de guardar essa água é num recipiente onde você possa recolher a água para a simpatia, sem turvá-la.

   29 PARA FAZER A SIMPATIA DA METAMORFOSE

   Esta simpatia com certeza é uma variação da famosa Simpatia da Borboleta e deve ser feita por pessoas que se sentem feias por estarem infelizes.

   Numa noite de Lua Cheia, diante de uma janela onde você possa ver a Lua, pegue um casulo de bicho da seda e comece a desenrolá-lo, indo até o fim. Quando chegar ao bichinho, pegue-o com cuidado e leve-o para um jardim, deixando-o dentro de uma flor aberta.

   O fio resultante do casulo desmanchado deverá ser posto dentro de seu travesseiro.

   30 PARA UMA PELE PERFEITA

   Uma pele áspera, seca, sem brilho ou vida reflete um espírito ressequido e não deve ser ostentada por ninguém, pois não atrai atenção, nem carinhos nem agrada ninguém, principalmente quando se trata da pele do rosto.

   As prateleiras das drogarias estão cheias de produtos que prometem magias incríveis, mas nenhum deles pode ser melhor que a magia que existe dentro de você mesma e que pode ser despertada com uma simpatia.

   Numa sexta-feira de Lua Cheia, depois das nove horas da noite, pegue um espelho, lambuze-o de mel, depois olhe-se por sete minutos nele. Em seguida cubra-o com um lenço branco de seda e guarde-o debaixo de seu colchão.

   31 PARA EVITAR ESPINHAS

   Se você ainda não chegou aos quatorze anos e quer passar sua adolescência sem enfrentar esse terrível mal, toda noite, antes de se deitar, lave o rosto com sabonete neutro e água morna, depois friccione todo o rosto com sete fatias de pepino, voltando a lavá-lo em seguida com sabonete neutro, enxaguando em água fria.

   Embrulhe as fatias que usar em papel branco e jogue-as no lixo.

   32 PARA TER UMA BELEZA RADIANTE

   Há mulheres que não são apenas belas. Elas emanam beleza, como se seu corpo tivesse uma espécie de luz própria. É uma beleza que se vê por todo o corpo dela.

   No período da escravidão, inúmeras escravas acabavam se tornando amantes de seus senhores por terem esse tipo de beleza, encontrado também nas índias que encantaram os portugueses.

   Esta simpatia é uma das mais antigas registradas na História do Brasil. Para ter uma beleza como elas, a mulher deve, em três noites de Lua Cheia seguidas, quando a lua estiver bem brilhante e clara no céu, tomar um demorado banho de cachoeira, deixando que a água seque naturalmente depois.

   Alguns registros, inclusive, recomendam que a mulher, após o banho e enquanto se seca, use um lírio preso nos cabelos. O mesmo lírio deverá ser usado nos três dias seguidos.

   33 PARA TER CABELOS COMPRIDOS E SEDOSOS

   Ter cabelos sedosos não só é desejo de toda mulher, como também o objetivo de todos os fabricantes de shampus e condicionadores do mundo.

   Ironicamente eles encontram na natureza todos os produtos que tornam os cabelos mais bonitos, como a babosa, por exemplo, conhecida e utilizada hoje mundialmente.

   Há, porém, simpatias curiosas que prometem o mesmo resultado, como esta, por exemplo, embora não seja de fácil execução.

   Para ter cabelos compridos e sedosos, você deve deixar que uma criança de menos de sete meses espirre o alto de sua cabeça.

   34 PARA RETARDAR O APARECIMENTO DE RUGAS

   Toda mulher que se preza, com o passar do tempo, começa a se deter mais tempo diante do espelho, preocupada com as rugas que, com a idade, acabam por se tornar infalíveis.

   Produtos científicos de última geração conseguem retardar esse fenômeno natural, assim como algumas simples simpatias, como esta.

   Para que as rugas demorem para aparecer, pelo menos uma vez por semana, em toda sexta-feira, após as nove horas da noite, lave bem o rosto com um sabonete neutro e água morna, depois aplique suco de pepino gelado em forma de compressa, usando um lenço de seda branco.

   Deixe o lenço no rosto por sete minutos, pressionando numa suave massagem com as pontas dos três dedos centrais de suas mãos.

   Após isso, lavar novamente o rosto em água corrente, juntamente com o lenço, que deverá ser passado com o ferro na temperatura adequada para que fique bem liso.

   Guarde-o dobrado duas vezes dentro de uma Bíblia, entre as páginas do Livro de Ester.

   35 PARA AFINAR CINTURA

   Uma cintura fina, hoje em dia, não é só desejo das mulheres, mas muitos homens dariam alguns anos de vida para voltar a ter aquela cintura de antes.

   Muitas simpatias existem e esta é uma simpatia muito conhecida, da qual já existem inúmeras variações.

   No primeiro dia da Lua Minguante, após as nove horas da noite, pegue uma fita branca e meça sua cintura atual, cortando a fita nesse tamanho exato.

   Em seguida, amarre essa fita na cintura de um pilão, deixando-o ali até o primeiro dia da Lua Nova. Após isso, a fita deverá ser estendida horizontalmente sob o colchão de sua cama.

   Nota: Hoje é muito difícil de se encontrar um pilão de madeira, daqueles antigos, que eram originalmente utilizados na simpatia. Algumas variações podem ser usadas, então, como a de amarrar a fita no corpo de uma viola ou de um violão, com iguais ou melhores efeitos até.

   No entanto, caso use um instrumento musical desses, alguns cuidados são recomendados:

   1)- O instrumento deve ser seu;
2)- Deve estar afinado, no momento da simpatia;
3)- Ninguém deverá tocar nele, exceto você, pelo período da Lua Minguante.

   36 PARA SER ATRAENTE E SIMPÁTICA

   É inegável que a maior quantidade de registro de simpatias para beleza são destinadas às mulheres, muito embora, nos últimos tempos, com o homem se tornando mais cuidadoso e assumindo sua vaidade, tenham surgido adaptações de simpatias femininas para os homens, todas com bons resultados.

   Pode ser o caso desta que, no início, era destinada especificamente às mulheres.

   Numa sexta-feira de Lua Cheia, fique de costas para a lua, com um espelho da mão, de forma que consiga ver seu rosto e a lua ao mesmo tempo.

   Quando conseguir isso, cubra o espelho com um lenço branco de seda e guarde-o num lugar mais alto que sua cabeça, no seu quarto. Não deixe que ninguém toque ou olhe-se nesse mesmo espelho.

   Repita todo mês, sempre na sexta-feira de Lua Cheia. Para a segunda vez em que for realizar a simpatia, antes de ir olhar a lua, examine o espelho. Se houver sujeira no espelho, limpe-o com um algodão e sabão de coco, polindo com o pano branco.

   Este pano branco, quando estiver sujo, deverá ser lavado com sabão de coco. Alguns registros recomendam que, após ficar encardido, esse pano seja dobrado e enterrado num jardim, sendo substituído por outro.

   37 PARA TER VOZ AVELUDADA

   Muita gente tem vergonha da própria voz porque ignora que toda voz tem seu timbre e sua altura corretos e só encontrando-os você encontrará a beleza de sua voz.

   Para conseguir isso, comece no primeiro dia da Lua Crescente, após as nove horas, a ler os Provérbios da Bíblia, num local tranqüilo, onde não seja incomodado(a).

   A primeira coisa a fazer é encontrar a altura. Leia em voz bem alta, depois vá abaixando, até achar a altura correta. Depois leia com voz grossa e vá afiando, até ficar satisfeito(a) com o resultado.

   Treine essa voz lendo os Provérbios até o fim da Lua Crescente. Nas outras Luas, treine com os Salmos da Bíblia. Quando chegar ao primeiro dia da Lua Crescente de novo, volte aos Provérbios e repita até estar ficar contente com os resultados.

   38 PARA CURAR TERÇOL OU VIUVINHA

   Este problema que ataca as pálpebras dos olhos não só e desconfortável como desagradável, podendo deixar seqüelas que enfearão seus olhos.

   Muitas são as simpatias, mas esta é uma das mais curiosas para esse fim.

   Pegue três moedas do menor valor em circulação e peça a uma viúva que seja muito amiga que as coloque sobre o seio esquerdo, até que as moedas se aqueçam.

   Feito isso, ela deverá devolver uma a uma as moeda a você, que as aplicará sobre o olho onde está o terçol. Deixe por três minutos, depois guarde em um bolso à direita de seu corpo.

   Após ter recebido e aplicado as três moedas, vá a uma igreja e deixe-as na caixa de esmolas.

   Recomendamos que, antes de fazer a simpatia, as moedas sejam deixadas de molho, ao sol, na salmoura feita com sal grosso, depois lavadas com sabão coco em água corrente.

   39 PARA PESCOÇO BONITO

   A beleza é resultado do conjunto. Realçando os "detalhes de beleza" de seu corpo, a mulher ou o homem podem mostrar sua imagem radiante e transmitir aos outros sua verdadeira beleza.

   Um rosto bonito e expressivo pode ser anulado, dentro do conceito de beleza global, por um pescoço sem nenhuma graça. Além da célebre simpatia de subir sete vezes sete degraus equilibrando uma Bíblia na cabeça, diariamente, durante sete meses, há uma maneira de reforçar e incrementar esses resultados.

   Basta que, enquanto fizer a simpatia acima, você tenha, amarrado em seu pescoço, um babador de uma criança que já tenha, agora, mais de sete meses.

   Quando terminar, enterre o babador junto ao tronco de uma palmeira.

   40 PARA COTOVELOS BONITOS

   Cotovelos grossos, ásperos e cascudos tiram a beleza de qualquer pessoa, pois revelam falta de cuidados e de preocupação geral com a estética pessoal.

   Raladores, pedra-pome, cremes, tudo isso ajuda, mas nada resolve mesmo como a simpatia adequada.

   Nos dias ímpares do mês, recorte, com uma tesoura usada só para isso, seis estrelas de uma folha de mamoeiro. Passando-a no sabão coco, esfregue uma estrela no cotovelo direito primeiro, até ela se desfazer. Enxágüe em água corrente.

   Repita agora com o cotovelo esquerdo e continue até usar todas as estrelas (três em cada cotovelo). Enxaguar bem e secar com uma toalha branca.

   41 PARA DEDOS DELICADOS

   Uma pessoa pode ser trabalhadora, mas nem por isso suas mãos devem ser descuidadas. Pelo contrário, mais preocupação ela tem que ter em valorizar esse detalhe de sua beleza, dando-lhe o devido destaque.

   Para os dedos e, por extensão, a mão ficarem bonitos, há algumas simpatias, conforme for seu desejo ou seu caso. Para dedos delicados, a simpatia mais indicada é pegar um mamão maduro, numa sexta-feira de Lua Cheia, após as nove horas da noite, de frente para a lua, abrí-lo usando apenas os dedos e espremer seu conteúdo diversas vezes dentro de uma gamela de madeira.

   Após isso, enterrar o mamão num gramado alto ou num jardim onde tenha folhagens.

   Nota: Este ato de tirar de si e passar a um objeto, planta, animal ou mesmo outra pessoa já é encontrado na própria Bíblia, quando fala do "bode expiatório", que recebia todas os pecados, antes de ser executado. Vamos encontrar isso entre os romanos, gregos, bárbaros, viquingues, druidas, bruxas, magos e alquimistas da Idade Média, estendendo-se até nossos dias.

   42 PARA PERNAS ELEGANTES

   Além de bonitas, pernas elegantes dão o toque adicional de sensualidade a um corpo, contribuindo para a beleza integral, pois influi no modo de andar, na postura, no perfil e na aparência geral da pessoa.

   Caminhar sempre foi o exercício mais indicado para isso. Mesmo a simpatia de subir e descer sete degraus, sete vezes seguidas, com uma Bíblia na cabeça, indicada para o pescoço, também pode ser usada para as pernas.

   Especificamente, porém, há uma simpatia que complementa a anterior e que consiste em manter, envolta num lenço de seda, uma tesoura aberta, em pé, debaixo da cabeceira de sua cama.

   A tesoura deverá ter as duas pernas iguais, não podendo ser utilizada essa tesoura para serviços gerais. Aquela do tipo usado por barbeiros e cabeleireiras é o mais indicado.

   Deixe a tesoura da forma acima descrita durante todo o período da Lua Cheia, depois guarde-a deitada sob seu colchão, com as pontas voltadas para os pés da cama.

   43 PARA NÁDEGAS SENSUAIS

   Um símbolo sexual para o homem brasileiro e uma preocupação imensa para a mulher brasileira. Ambos têm a mesma preferência, por incrível que pareça.

   Longas horas são gastas nas academias de ginástica e nos consultórios de cirurgiões plásticos para se obter esse detalhe de beleza super-valorizado.

   Uma simpatia que pode complementar todos os esforços realizados por quem deseja ter um bumbum levantado e durinho é sentar-se numa bacia emprestada, que tenha sido usada para dar o primeiro banho em um recém-nascido.

   Não precisa por água. Basta sentar-se por três minutos, durante os três primeiros dias da primeira Lua Cheia do ano. Dura-te esses três dias, a bacia deverá ficar guardada de boca para baixo sob a cama. No final, devolver.

   Nota: Os registros antigos desta simpatia sempre falaram no uso de uma gamela de madeira. O problema é que, hoje em dia, as bacias ou são feitas de folha, de alumínio ou de plástico. Recomendamos emprestar uma bacia feita de folha e nunca usar uma feita de alumínio ou plástico. O alumínio é inconveniente pelos resíduos que libera. O plástico, porque deriva do petróleo que, como se sabe, é formado por restos de animais e vegetais decompostos a milhares de anos.

   44 PARA BOCA BONITA

   Uma boca bonita não apenas realça a beleza de um rosto como pode chamar a atenção diretamente, constituindo-se num dos mais importantes detalhes de beleza de um corpo.

   Batons, delineadores e toda uma parafernália de produtos vendidos na porta de sua casa auxiliam, num momento especial, mas nada chama mais a atenção do que aquela boca bonita e gostosa mesmo e principalmente sem nenhuma maquilagem.

   Se você quer ter uma boca assim, use uma simpatia muito interessante, que deve ser feita a partir da primeira noite de Lua Cheia.

   Após as nove horas da noite, passe batom vermelho nos lábios com bastante cuidado, deixando bem bonito, depois beije um lenço branco de seda, pondo-o, em seguida, dentro de uma mala. Feche. Repita no dia seguinte, no mesmo horário.

   Na sétima noite, após ter feito como indicado acima, leve o lenço e estenda-o aberto num gramado ou num local onde ele possa amanhecer orvalhado.

   No dia seguinte, antes do sol nascer, recolha-o e guarde-o dentro de seu travesseiro, não entre a fronha e a capa do travesseiro, mas dentro dele mesmo. estenda esse lenço ao sol durante sete minutos

   Nota: Há uma variação desta simpatia, recolhida no Mato Grosso, onde se utiliza, para tingir os lábios, sementes de urucum. Ao invés do lenço branco de seda, usa-se lírios, um por noite. Após a última noite, são postos juntos no orvalho e depois secar à sombra. Feito isso, são postos nos travesseiros.Trata-se possivelmente de uma variação regional ou, até, da própria versão inicial desta simpatia, já que o uso do batom, em nosso país, é posterior ao uso do urucum pelos índios para pintar a pele.

   45 PARA PELE DO CORPO SEMPRE BONITA

   É uma dificuldade cuidar de toda a pele do corpo, principalmente porque a maneira como ela é tratada varia enormemente. partes são totalmente expostas à luz, enquanto outras vivem na total obscuridade. Só nisso já temos um grande diferencial.

   Os cremes e tratamentos são locais, para o rosto, para os seios, para a barriga, mas não há, nem há condições de existir, algo que seja útil para toda a pele do corpo, exceto, é claro, uma simpatia.

   Esta é simples e fácil de fazer. Para que a pele de seu corpo fique sempre macia e bem cuidada, diariamente, em jejum, coma uma banana-maçã, descascando-a com as mãos, sem separar os pedaços da casca.

   Você pode, no mesmo dia, atirar essa casca em uma correnteza ou cachoeira ou juntar de sete em sete, não mais do que isso.

   46 PARA BELEZA GERAL

   A beleza feminina, ao longo da História, tem sido objeto de muitas lendas. Reinos ruíram por causa delas. Guerras foram declaradas. Homens se mataram em duelo.

   Desde o paraíso, a beleza da mulher vem sempre envolta num componente místico e o espelho guarda uma profunda relação com isso.

   Tanto que muitas das simpatias para beleza feminina usam um espelho. Esta é uma delas.

   Toda primeira noite de Lua Cheia, a mulher deve ficar nua, de costas para o espelho, e dizer três vezes a seguinte intenção:

Espelho, espelho meu
Espelho não te maldigo
O que é bonito, é meu
E o feio leves contigo.

   Nota: Quando lemos com atenção uma história infantil, como a da Branca de Neve, onde a Rainha Malvada se utilizava de um espelho para medir sua beleza, não estamos diante da imaginação do autor, mas da utilização de um elemento que era do conhecimento popular.

   Nas denúncias contra as bruxas, que assolaram a Europa na Idade Média, muitas pessoas alegavam que, quando uma bruxa se olhava no espelho, uma outra imagem ali se refletia.

   47 PARA CASPA

   Esta verdadeira praga para quem gosta de usar roupas escuras parece que se instala nos cabelos das pessoas e não quer mais sair.

   Cremes e shampus modernos parecem não resolver. Uns sofrem com ela, enquanto outros não enfrentam o problema.

   A diferença, muitas vezes, é uma simples simpatia, como esta, feita para livrar as pessoas da caspa.

   Ferva cinco litros de água numa panela de ferro, de vidro ou de ágata.

   Quando levantar fervura, desligue e jogue dentro um punhado de cinzas de carvão vegetal.

   Deixe amornar e a cinza assentar no fundo. Retire com uma concha o máximo que puder de água, sem turvá-la.

   Depois disso, bata um ovo até ficar cremoso. Em seguida, lave os cabelos com a água morna, retirando o excesso de água com uma toalha branca.

   Espalhe o ovo batido nos cabelos, massageando bem com as pontas dos dedos.

   Lavar com o resto da água e enxugar na toalha branca.

   48 PARA CALVÍCIE

   Quando isso começa a aparecer, as pessoas ficam desesperadas e estressadas.

   O estresse provoca a aceleração do processo, num círculo vicioso que terminará irreversivelmente com a queda de mais cabelos.

   O segredo é manter a calma e preparar uma boa simpatia para isso. Esta é uma das mais indicadas.

   Coloque um litro de água para ferver, em uma panela apropriada (jamais de alumínio). Dentro coloque uma argola ou aro de aço.

   Enquanto a água esquenta, corte em cruz três tomates maduros e graúdos, usando uma faca sem ponta.

   Quando levantar fervura na água, coloque os tomates, tampe e deixe por mais sete minutos.

   Após isso, coar e usar a água para fazer fricção no couro cabelo, três vezes ao dia.

   Pôr a argola sob o travesseiro, todas as noites, antes de dormir. Durante o dia ela deverá ficar dependurada na parede, num gancho (jamais use pregos tortos), num ponto acima de sua cabeça.

   Continue fazendo a mesma coisa, mesmo depois de ter interrompido a queda de cabelos.

   49 PARA AUMENTAR CABELO

   Ter os cabelos ralos normalmente é um problema, porque qualquer queda que ocorra já se faz sentir.

   Além disso, qualquer penteado mais caprichado fica impossível de ser feito.

   Há muitas simpatias para aumentar os cabelos, mas esta é uma das mais conhecidas.

   Corte seus cabelos entre a Lua Nova e a Lua Crescente. Recolha uma mecha, amarre-a com uma fita vermelha e prenda-a bem firme na crina ou na cauda de um cavalo.

   Deixe-a lá, até cair sozinha.

   50 PARA CABELO CRESCER VIÇOSO

   Um corte de cabelo mal feito pode estragar todo o visual da pessoa e, o que é pior, prejudicar todo o crescimento de seu cabelo depois.

   É importante estar atento a tudo, para obter dos elementos e da natureza as influências mais benéficas para tornar seus cabelos sempre mais bonitos.

   Para que eles cresçam com brilho e vida, corte-os durante a Lua Nova, recolha o máximo de fios cortados que puder e enterre-os no meio de uma moita de taquara ou de bambus finos.

   51 PARA PELE SECA

   A pele seca, não só dá uma aparência de velhice e de desgaste, como favorece o aparecimento precoce de rugas, pés-de-galinha e toda sorte de imperfeições que enfeiam o rosto.

   A natureza fornece todos os elementos para um tratamento completo e eficaz de beleza, para todos os tipos de pele.

   Basta conhecê-los e aplicá-los. No caso da pele seca, cortar ao meio um abacate maduro, retirar a polpa e amassá-la, usando um garfo de pau, com uma colher de mel.

   Formada uma pasta, aplique no rosto e deixe por nove minutos, lavando em água corrente em seguida.

   Enxugar sem esfregar.

   52 PARA PELE OLEOSA

   O outro extremo dos tipos de pele, o oleoso, também tem seus problemas e oferece suas complicações.

   O melhor é tratar logo de equilibrar essa pele, utilizando uma simpatia natural e adequada.

   A cada três dias, logo pela manhã, bata um tomate e um pepino pequeno no liqüidificador, depois espalhe essa massa no rosto, deixando por vinte e um minutos.

   Lavar o rosto com sabonete neutro e água corrente em abundância.

   53 PARA SEIOS BONITOS

   Os seios femininos são, inegavelmente, um dos detalhes de beleza do corpo da mulher mais valorizados.

   Não apenas chamam a atenção por sua sensualidade, mas dão à própria mulher uma certa segurança, quando os têm bonitos.

   Quando não o acham bonitos, a solução é fazer logo uma simpatia adequada para esse fim e esta é uma delas.

   Ferva um litro de água com nove pregos de aço dentro. Não use panela de alumínio.

   Deixe esfriar e guarde a água na geladeira, num litro limpo. Diariamente, após o banho, misture um pouco dessa água gelada a uma colher de polpa de abacate, amassando bem.

   Aplique ao redor dos seios essa mistura, após um banho quente. Deixe por nove minutos. Faça isso três vezes.

   Em seguida, lave os seios com jatos de água em movimentos circulares.

   Use sempre os mesmos pregos para fazer mais água, quando o litro acabar.

   54 PARA SOBRANCELHAS

   As sobrancelhas de uma pessoa são sua marca registrada. Muitas vezes você as reconhece por esse detalhe.

   Quando bem cuidadas, elas formam com os olhos um conjunto agradável e cativante.

   A vantagem delas é que você pode mudar-lhes o formato, apenas utilizando uma pinça.

   Ao fazer isso, porém, e para que o resultado final fique bonito, antes de começar a depilar as sobrancelhas, passe sobre elas sua escova de dentes.

   55 PARA O NARIZ

   Muita gente não está satisfeita com o nariz que tem. Uma solução é procurar um cirurgião plástico e resolver isso logo.

   No entanto, se isso não for possível, há uma simpatia que poderá deixar seu nariz diferente.

   Basta conseguir um lenço usado, mas limpo, de uma pessoa que tenha um nariz que você inveje.

   Toda a noite, antes de ir se deitar, esfregue esse lenço em seu nariz, de cima para baixo, vinte e uma vezes.

   Depois cobre o lenço e coloque-o sob o travesseiro. Repita até ficar satisfeito(a) com o resultado.

   56 PARA TER UMA BELA VOZ

   Muita gente não está satisfeita com a voz que tem e isso acaba gerando um tremendo complexo. Na verdade, nós não conhecemos exatamente como é o som de nossa voz. Muitas vezes imaginamos que ela é ruim, mas, para os outros, ela é melodiosa e agradável, simplesmente porque não conversamos conosco.

   De qualquer maneira, se quiser tornar sua voz ainda mais agradável, faça a seguinte simpatia que tem proporcionado bons resultados ao longo do tempo e tem sido muito usada:

   Todas as noites, começando no dia primeiro de qualquer mês, antes de ir dormir, coloque um pires branco na cabeça, voltado para baixo, e fique caminhando três passos para frente e três passos para trás, enquanto lê em voz nem alto nem baixa, um trecho de pelo menos meia página do Livro dos Salmos da Bíblia.

   Faça por um período ininterrupto de noventa dias. Há diversas variações desta simpatia, dependendo do resultado que se queira obter. Por exemplo: se você quer que sua voz soe mansa, tranqüila e convincente, leia, durante a simpatia, o Sermão da Montanha. Se a quer grandiosa, exaltada e arrebatadora, leia trechos do Gêneses. Para conquistar uma pessoa com sua voz, trechos do Cântico dos Cânticos, etc.

   57 PARA CONSERVAR CABELOS ESCUROS

   Não apenas para escurecer os cabelos, mas também para evitar que eles branqueiem serve a simpatia que vem a seguir. Quando a idade avança, a vaidade acaba falando mais alto.

   Os primeiros fios brancos incomodam realmente, mas não é coisa de se desesperar. Faça o seguinte:

   Junte sete folhas de azinheiro com sete pedaços de casca de pepino do mesmo tamanho das folhas e cozinhe tudo. Após levantar fervura, deixe por mais sete minutos. Use uma panela de ferro, de barro ou de vidro, mas jamais use uma de alumínio.

   Após o cozimento, deixe esfriar e coe num pano branco bem limpo. Guarde em um vidro escuro. A cada três dias lave a cabeça com essa água. Manter sempre um vidro e reserva.

   Uma variação desta simpatia manda triturar as folhas e as cascas, espremendo-as bem até obter um suco. Este suco deverá ser misturado em um litro de álcool medicinal e deixado descansar por sete dias, a partir de quando deverá ser usado conforme recomendado acima.

   58 PARA SUAVIZAR PELE SECA

   Seja com o frio ou com a agitação do dia-a-dia, a pele vai perdendo sua oleosidade natural ficando ressecada, enrugada e sem beleza natural. Para evitar que isto aconteça com sua pele, faça a seguinte simpatia: No primeiro dia de lua nova, colha um abacate maduro e sadio

   do pé e corte-o ao meio, usando só a sua metade. Bata a metade do abacate no liqüidificador com meio copo de água mineral até formar uma pasta. Deixe a mistura descansar no liqüidificador por dez minutos.

   Com o auxílio de uma colher, retire a camada de óleo que se formou na superfície da pasta e jogue-a fora. Em seguida, aplique o restante da pasta sobre a pele do rosto, massageando em movimentos circulares, e deixe por dez minutos.

   Ao enxaguar, use apenas água fria e mineral. Não enxugue o rosto com toalhas, e sim com um pedaço de algodão fazendo uma leve pressão sobre a pele. Repita a simpatia a cada quinze dias.

   59 PARA TRATAR DE PELE OLEOSA

   Se sua pele é oleosa você já deve ter tido problemas como espinhas, cravos ou brilho excessivo e desagradável, que acabam estragando e comprometendo toda a sua aparência. Evite estes tipos de complicações fazendo a seguinte simpatia: Na primeira mudança de lua do mês, bata no liqüidificador sete folhas de alface, já limpas, com meio copo de água mineral ou filtrada até obter um creme pastoso.

   Aplique suavemente este creme sobre a pele e deixe descansar por vinte minutos. Para retirar o creme, lave o rosto com água morna e enxugue com pedaços de algodão limpos. Faça uma leve massagem dando alguns tapinhas no rosto.

   Faça esta simpatia à noite, repetindo-a uma vez por semana. Algumas variações recomendam que a simpatia seja feita na mudança da lua Nova para lua Cheia. Há diversos registros também de sua utilização na primeira noite do mês, independente da mudança de lua ou não.

   60 PARA CASPA

   Este problema é sério para quem o tem. Primeiro porque não pode usar nenhuma roupa escura. Segundo porque os cabelos cheios de caspa sempre dão uma aparência desagradável para quem as tem. Diversas são as maneiras de acabar com elas.

   Uma das mais conhecidas é usar cinzas vegetais com água benta para massagear os cabelos, antes de lavar a cabeça, sempre nas sextas-feiras. Quanto mais nobre for a madeira usada para produzir a cinza, maiores serão os efeitos. Normalmente, este tipo de simpatia era passado para uma pessoa por alguma benzedeira, que fazia ali um rápido diagnóstico, recomendando, além desta simpatia, um preparado de planta indicado para o tipo de cabelo da pessoa. Hoje isso é mais fácil, pois os shampus já vêm com uma fórmula específica para cabelos oleosos, secos, mistos, etc. Quando fizer esta simpatia, aplique em seguida o shampu indicado para seus cabelos, não se esquecendo de enxaguar bem quando terminar. Evite usar secador.

   Nota: Muita gente vê com restrições o uso de água benta para simpatias ou qualquer forma de magia, alegando que se trata do uso inadequado de um elemento religioso, entendendo isso como uma heresia ou uma profanação. A prática, no entanto, não é nova e era, inclusive, estimulada na Idade Média. A água benta, muitas vezes, foi o único alimento ou consolo da população oprimida e faminta. Impedir que a usassem em suas simpatias, muitas vezes como último recurso, seria praticamente impossível.

   61 PARA SEIOS SENSUAIS E ATRAENTES

   Os seios, em uma mulher, são um complemento importantíssimo em seu corpo, constituindo-se em um poderoso instrumento de conquista e de sedução. Não há homem que resista a seios bem feitos, que caibam em suas mãos e que reajam imediatamente ao seu toque.

   Tudo isso pode ser conseguido por esta simpatia, recentemente localizada em anotações de um antropólogo que conviveu durante alguns anos com índios do Alto Xingu. As índias, para conservarem a beleza e a firmeza de seus seios, nas noites de Lua Cheia iam para a beira de um rio ou de um lago, levando lírios. Enchiam-nos de água, depois banhavam seus seios com isso.

   62 PARA TER MÃOS BONITAS

   Se formos vasculhar a nossa literatura, vamos encontrar poemas e mais poemas dedicados à beleza das mãos, ao carinho, à magia, à sedução e ao encanto que envolve as mãos. Mãos são importantes detalhes de beleza que devem ser valorizados ao máximo.

   Dizia um preto velho muito malandro que, quando apagava o candeeiro, a beleza que sobrava era a das sensações. Por isso mãos bonitas e cuidadas devem ser preocupação constante. Para ter mãos bonitas, macias e, segundo o preto velho, basta lavar as mãos, na Lua Cheia, com clara de ovo e sabão de coco, nesta ordem. Não enxugar com toalha, mas deixar secar naturalmente.