Indice


Amor e Sexo


Bíblicas

ÍNDICE POR LIVRO


INDICE ALFABÉTICO


Mágicas


Sorte

 

SIMPATIAS DE SABEDORIA

 

    O Livro da Sabedoria foi escrito presumivelmente na Alexandria, Egito, por volta dos anos 150 a 50 a.C. e, embora mencione Salomão algumas vezes, não teve ainda seu autor devidamente reconhecido. Escrito em grego, o livro divide-se em duas partes, exortando à pratica da virtude e da sabedoria no aspecto moral e intelectual, como forma de se vivenciar as leis de Deus.

    É importante aqui fazer uma advertência aos leitores, aproveitando o tema deste livro da Bíblia. Nossas Simpatias Bíblicas não pretendem ser, de forma alguma, uma obra religiosa, com preferência por esta ou aquela religião.

    Para isso, usamos como material básico de pesquisa para compilar as Simpatias já de domínio popular, a versão católica e a versão evangélica da Bíblia. A primeira, traduzida pelos padres dominicanos, da Escola Bíblica de Jerusalém. A segunda, traduzida por João Ferreira de Almeida.

    Por questões que não vêm ao caso, a Bíblia católica contêm livros que não constam na Bíblica evangélica, havendo, inclusive, ligeiras divergências quanto à numeração dos versículos, o que nos obriga a transcrevê-los, e, alguns casos. para melhor localização.

    O importante é crer e praticar a fé. Esta é a Sabedoria.

   O PERIGO DA MENTIRA

   Mais do que uma falha de caráter, a mentira é uma porta aberta para outros males espirituais, porque denota a alma maligna, que precisa de oração e de esforços para se purificar e alcançar a luz.

   O pior mentiroso, inclusive, segundo a lei de Deus, é aquele que trama pelas costas dos outros, murmurando e espalhando boatos sem fundamento.

   Contra esses, é preciso cuidado e se deve estar constantemente alerta. Para se proteger dessa raça perversa, faça um breve com o trecho abaixo do Livro da Sabedoria, usando-o consigo quando tiver que conviver ou passar por entre essa gente.

                   "Abstende-vos, pois, da murmuração, que nada aproveita, e refreai a língua da detração; porque a palavra mais secreta não passará dm claro, e a boca que mente mata a alma." (Sb 1:11)

   VENENO DO CORPO, VENENO DA ALMA

   Há diversos tipos de veneno, capazes de causar ao corpo físico malefícios terríveis, desde o sofrimento contínuo, até o aleijão ou a morte. Da mesma forma, há os venenos que atingem a alma, que são as ingratidões, o desprezo, o malfeito e outras maldades semelhantes.

   Embora diferentes, há diversas referências a um Simpatia muito antiga, usada pelos reis e rainhas da Idade Média, para se protegerem dos riscos sempre constantes de envenenamento. Diante de qualquer comida ou de qualquer bebida, diziam em voz alta um trecho do Livro da Sabedoria. Só depois faziam a sua refeição ou bebiam o líquido oferecido. Há referências que dizem que o mesmo era feito por quem se sentia com a alma envenenada.

                   "Porquanto Ele criou todas as coisas, para que subsistissem; e fez saudáveis todas as criaturas do mundo na sua origem; e não havia nelas nenhum veneno mortífero, nem o domínio da morte existia sobre a terra." (Sb 1:14)

   O PODER DE DEUS

   Há diversas comparações na Bíblia, buscando levar aos leitores imagens do poder e da magnitude de Deus e o tratamento que Ele dá aos justos.

   Todas elas, de grande beleza poética e de extrema força, são reflexos significativos desse poder e podem ser vistos por aqueles que têm a devida sensibilidade para se deter no caminho da vida e observar, nas coisas mais simples, a glória que o Senhor lhes reserva.

   Quando você se sentir cansado, desiludido e descrente, vá até um canavial, na época em que lhe ateiam fogo, antes da colheita. Observe o momento em que esse fogo é acesso e a maneira como ele percorre as folhas secas, comparando-o com o que é dito no Livro da Sabedoria.

                   "Os justos resplandecerão, e brilharão como centelhas que correm por um canavial." (Sb 3:7)

   CONTRA O MAL

   O mal não está presente apenas nas doenças que podem nos atacar, quando nos enfraquecemos espiritualmente. Ele está nas pessoas que nos cercam e que se deixam contaminar para, em seguida, contaminar os demais.

   Neste final de milênio, quando vemos doenças com alto poder de contágio, devemos nos lembrar de que muitos desses alertas fazem parte da Bíblia e devem ser analisados com apreensão.

   As pessoas que desejam o mal para você devem ser combatidas com o poder de Deus e, para isso, faça-lhes a seguinte simpatia.

   Dê a uma árvore em crescimento o nome da pessoa que lhe faz mal ou que o(a) persegue. Depois quebre a ponteira dessa árvore e as pontas de todos os seus galhos. À medida que forem brotando, vá quebrando-os também, até que a pequena planta seque completamente.

   Não se engane, imaginando que a batalha contra o mal é breve e fácil de ser vencida. Persevere.

                   "Pelo que serão quebrados os seus ramos, antes de terem atingido o seu crescimento, e os seus frutos serão inúteis e ásperos para comer, e para nada bons." (Sb 4:5)

   CONSOLO PELA PERDA DE UM ENTE QUERIDO

   Quando perdemos um parente, um amigo ou alguém de quem gostávamos muito, sentimos dentro de nós uma revolta incontida, fruto de nossa própria descrença e de nossa insegurança diante do plano de Deus, sábio e irretocável.

   A leitura atenta e reflexiva dos versículos 7 a 20, do Capítulo 4, é realmente uma bênção para a alma, pela sabedoria e pela paz que suas palavras transmitem.

   Além de sua leitura, recomenda-se a seguinte simpatia. Transcreva o trecho abaixo num pedaço de papel branco e coloque no meio um pouco de terra tirada da sepultura onde foi enterrado o ente querido. Se foi posto num carneiro, pegue um pouco do cimento que foi aplicado no fechamento e que tenha caído na terra.

   Embrulhe com o papel, depois coloque-o dentro de um breve de linho e use-o por quarenta dias.

                   "Tendo-se o justo tornado agradável a Deus, foi por ele amado e foi transferido do meio dos pecadores, entre os quais ele vivia. Foi arrebatado para que a malícia não lhe mudasse o modo de pensar, ou para que as aparências enganadoras não seduzissem a sua alma." (Sb 4:10-11)

   RECEBER BEM, PARA SER BEM RECEBIDO

   As simpatias que tiveram sua origem em passagens da Bíblia oferecem um campo interessante, quando devidamente localizadas, pois permitem visualizar todo um contexto, como é o caso dessas, originárias do Livro da Sabedoria.

   O simples fato de uma simpatia, tirada de uma passagem, nos levar à leitura do contexto no livro Santo, já é parte de uma outra obra maior, que é a de angariar leitores para as verdades e para os ensinamentos da Bíblia.

   Esta simpatia é interessante e muito usada por donos de hotéis e restaurantes. Após a permanência de alguém em sua casa, faça com que ele deixe uma mensagem ou um objeto para marcar sua passagem ali e para que isso nunca seja esquecido.

   Com certeza isso estará favorecendo você, no plano de Deus.

                   "Eis o que os pecadores dirão no inferno: porque a esperança do ímpio é como a lanugem que é levada pelo vento e como a espuma tênue, que é espalhada pela tempestade; é como o fumo, que é dissipado pelo vento; e como a lembrança do hóspede, que partiu depois de um dia." (Sb 5:13-15)

   Observação: nesse mesmo contexto, há uma simpatia que recomenda que jamais se acenda fogo para queimar coisas verdes ou que produzam muita fumaça, quando estiver ventando.

   FILHOS: SER OU NÃO SER MAIS EXIGENTE

   A sabedoria popular dá constantes provas de ter sido inspirada em uma sabedoria ainda mais sublime. No caso desta, por exemplo, divinamente inspirada, o que parece inicialmente ser uma demonstração de preferência, na verdade é um belo ensinamento.

   Os filhos não são iguais. Uns são mais fortes e outros mais fracos. A prudência e a psicologia não recomendam que se use dois pesos e duas medidas, para tratar com eles, mas um coração de mãe sabe de quem pode exigir mais e de quem não deve exigir muito. Longe de ser uma demonstração de preferência, é uma demonstração de sabedoria, divinamente inspirada.

                   "Porque Deus não excetuará pessoa alguma, nem respeitará a grandeza de quem quer que for, porque ele fez tanto o pequeno como o grande e tem igualmente cuidado de todos. Mas aos mais forte maior suplício ameaça." (Sb 6:8-9)

   PROVAS, EXAMES E VESTIBULARES

   Quem estuda ou está se preparando para um vestibular e tem um pouco de consciência sabe o quanto significa um décimo a mais ou a menos na nota: pode significar o triunfo ou o fracasso.

   Muitas vezes, antes de uma prova, exame ou do vestibular, os estudantes varam a noite estudando, mas o ideal é acordar cedo, sentar-se na porta de sua casa para estudar, pois facilmente entenderá coisas que no dia anterior não conseguia compreender.

                   "Brilhante é a sabedoria, e nunca se murcha e facilmente é vista por aqueles que a amam, e encontrada pelos que a buscam. Ela antecipa-se aos que a desejam, de tal sorte, que se lhes patenteia primeiro. Aquele que vela desde manhã para a possuir, não terá trabalho, porque a encontrará sentada à sua porta.’ (Sb 6:13-15)