Indice


Amor e Sexo


Bíblicas

ÍNDICE POR LIVRO


INDICE ALFABÉTICO


Mágicas


Sorte

 

SIMPATIAS DE PROVÉRBIOS

 

    Esse livro é uma compilação de provérbios ou citações de algo cunho moral e religioso, destinado à formação de pessoas de bons costumes, tementes a Deus e preocupadas em pautar sua vida por um padrão irrepreensível de conduta. O autor dessa compilação é desconhecido e admite-se que ela tenha acontecido após o ano 70 a.C., reunindo textos do Rei Salomão, Agur, o profeta, e do Rei Lemuel. O conteúdo está dividido em oito partes distintas, a saber:

                1. Exortação à sabedoria (1-9);
                2. Máximas de Salomão - primeira série (10-22:16);
                3. Primeira e Segunda coleção de conselhos (22:17-24);
                4. Máximas de Salomão - segunda série (25-29)
                5. Sentenças de Agur (30:1-14);
                6. Sentenças Numeradas (30:15-33);
                7. Sentenças do Rei Lemuel (31:1-9);
                8. Elogio da mulher forte (31:10-31).

    O leitor reconhecerá imediatamente algumas das simpatias, podendo até surpreender-se com sua origem. O Livro dos Provérbios, no entanto, por ser um manancial de regras de uma vida harmônica e dedicada a Deus, sempre foi uma fonte inesgotável de inspiração para a sabedoria popular.

   FILHOS SÁBIOS

   A sabedoria é um dom que deve ser aperfeiçoado constantemente, pois sempre haverá algo novo a ser aprendido e usado para elevação espiritual do homem, em sua busca pela verdadeira iluminação. Aos pais cabe uma parte importante nesse processo, pois são eles que iniciam os filhos na busca do conhecimento.

   Além de instruírem e ensinarem, podem também fazer a seguinte simpatia: numa medalha, os pais devem mandar gravar a primeira e a última letras do alfabeto hebraico, pondo-a num colar e presenteando cada um dos filhos com um desses. (Pv 1:8-9)

   MANTENDO-SE NO CAMINHO

   Certas práticas comuns e difundidas há tempos, que parecem não ter um sentido nem uma explicação natural, encontram na fé e nas páginas da Bíblia suas explicações.

   Qualquer caçador mais veterano com certeza sabe que, durante uma caçada, deve evitar pisar nas pegadas do caçador que vai à frente, da mesma forma que, numa procissão cristã, deve procurar fazer exatamente o contrário.

   O caçador que vai atrás, não sabe onde vai o que está na frente, por isso deve evitar seguir exatamente seus passos. Numa procissão, seguir os passos leva todos ao mesmo destino, que é o templo de onde saiu a procissão. (Pv 1:15-16)

   VIDA LONGA, NOS MANDAMENTOS DO SENHOR

   Antigamente, quando qualquer criança se preparava para a primeira comunhão ou ia à escola dominical, havia uma preocupação inicial de ensinar-lhes os dez mandamentos, coisa em que os pais eram chamados a participar, incentivando as crianças a decorá-los.

   Diziam os sábios que conhecer e praticar os mandamentos era a melhor maneira de se chegar aos cem anos, sempre com as bênçãos de Deus.

   Se você quer chegar a uma idade avançada ou deseja que seus filhos consigam isso, ensine-lhes os dez mandamentos, fazendo-os decorá-los e praticá-los. (Pv 3:1-2)

   Observação: há localidades no interior em que todas as crianças trazem ao pescoço um breve, contendo o trecho acima, aumentado de mais um versículo. Para quem desejar fazer isso e não tiver uma Bíblia à mão, é o seguinte: "

                   "Meu filho, não te esqueças da minha lei e guarda no teu coração os meus preceitos, porque eles te acrescentarão
                longos dias e anos de vida e paz. Não se afastem de ti a misericórdia e a verdade; põe-nas ao redor do teu pescoço
                e grava-as sobre as tábuas do teu coração." (Pv 3-1-3)

   FAZENDA-MODELO

   Hoje em dia isso não é mais tão freqüente, pois as pessoas costumam dar nomes americanos ou rebuscados para suas propriedades agrícolas.

   Antigamente, porém, as propriedades tinham nomes de santos ou tirados da Bíblia, indicando claramente a orientação cristã de seu proprietário.

   Segundo eles, essa prática proporcionava sempre boas colheitas, sem problemas de pragas ou de acontecimentos inesperados que pudessem comprometer o investimento ou o subsistência da família. (Pv 3-9-10)

   ORAÇÃO DE LIBERDADE

   Durante o período do cangaço, no sertão nordestino, era comum encontrar presos nos pescoços dos cangaceiros e dos soldados que os perseguiam, breves contendo orações para as mais diversas finalidades, desde evitar que fossem baleados, fechando-lhes os corpos, até para garantir a liberdade e evitar a prisão.

   Esta última, com incorreções decorrentes do próprio nível cultural daquela gente, foram seguramente baseadas na seguinte passagem do Livro dos Provérbios:

                   "Meu filho, nunca percas de vista estas coisas; guarda a lei e o conselho, pois eles serão a vida da tua alma e um
                belo adorno para o teu pescoço.
                Então andarás com confiança pelo teu caminho e o teu pé não tropeçará. Quando dormires, não temerás;
                descansarás e o teu sono será tranqüilo.
                Não receies nenhum susto imprevisto, nem os assaltos da tirania dos ímpios, porque o Senhor estará ao teu lado e
                guardará o teu pé para que não sejas apanhado no laço (ou para que não sejas preso)." (Pv 3:21-26)

   NUNCA DEIXAR PARA DEPOIS

   O respeito ao próximo, a educação, a ajuda desprendida, sem protelações, sem deixar para depois, sem adiamentos, mas rápida e decidida, tudo isso revela o temente a Deus e o seguidor de seus preceitos.

   Muita gente gosta de humilhar seus semelhantes ou de se fazer de importante, obrigando os outros a se sujeitarem a seus caprichos, sem perceber que isso soma pontos negativos na sua contabilidade com Deus.

   Jamais se deve fazer isso: mandar que alguém volte mais tarde para apanhar ou ter alguma coisa que você pode dar ou fazer de imediato. (Pv 3:27-28)

   INSÔNIA

   A insônia é um problema terrível, principalmente para quem trabalha cedo. Passar a noite virando na cama, sem pregar os olhos, tira o bom-humor e a paciência de qualquer um.

   Há inúmeros remédios para isso, bem como diversas simpatias, todos por certo eficientes. Esta pode dar certo, principalmente se ultimamente você não tem caminhado pelas veredas do Senhor.

   Se está sofrendo de insônia, faça alguém tropeçar e terá curado seu problema. (Pv 4:16)

   CAMINHANDO COM DEUS

   Há uma simpatia antiga que recomenda, para quem quiser subir na vida e obter sucesso em qualquer coisa que venha a fazer, a se habituar a, desde pequeno, caminhar olhando para frente sempre, pisando firme, sem oscilar o corpo para os lados.

   Seguramente é uma maneira firme e elegante de se caminhar, que logo chama a atenção por esses detalhes. Para quem tem a sensibilidade cristã bem desenvolvida, certamente verá nele um modelo e alguém merecedor de confiança. Mas de onde viria uma simpatia capaz de orientar a maneira de se caminhar?

                   "Os teus olhos olhem direitos e a tua vista preceda os teus passos.
              Examina a vereda em que pões os teus pés e todos os teus caminhos serão firmes.
                Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal, porque o Senhor conhece os caminhos que estão à direita; porém os caminhos que estão à esquerda são caminhos de perdição." (Pv 4:25-27)