Indice


Amor e Sexo


Bíblicas

ÍNDICE POR LIVRO


INDICE ALFABÉTICO


Mágicas


Sorte

 

SIMPATIAS DE JÓ

 

    O autor deste livro é desconhecido e ele tem sido alvo de freqüentes polêmicas quando à data em que teria sido escrito. Num extremo há os que o consideram o livro mais antigo da Bíblia e, no outro, os que acham que ele foi um dos últimos, do Velho Testamento, a ser escrito.

    Passa-se em Uz, onde é mostrada a aflição de Jó, a partir de um encontro de Deus com Satanás. O Prólogo do livro coloca o leitor diretamente no centro dos acontecimentos. A situação pode ser assim resumida:

    Havia um homem na terra de Uz, chamado Jó, que era íntegro, reto, temente a Deus e que se desviava do mal. Tinha sete filhos e três filhas, além de um patrimônio que incluía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas, além de grande número de servos. Havia uma grande harmonia entre eles e Jó orava e fazia sacrifícios em seu nome e em nome dos filhos, para estar bem diante dos olhos de Deus.

    Satanás, porém, achou que ele era justo e bom porque tinha tudo na vida. Deus aceitou a provocação de Satanás, para provar-lhe que Jó jamais blasfemaria. O livro conta todas as aflições pelas quais Jó passou, até ser redimido por Deus.

   FILHOS ABENÇOADOS

   Depois que os pais criam os filhos, dando-lhes uma profissão e os encaminhando na vida, não deve cessar sua preocupação nem considerar encerrado o seu trabalho, pois a paternidade e a maternidade prossegue, como um vínculo que jamais deve ser quebrado.

   Nesse aspecto, gerar um filho significa responsabilizar-se por ele por toda a vida e era assim que Jó procedia.

   Para fazer o mesmo que ele e ter em troca harmonia e bênçãos de Deus em sua vida e na vida de seus filhos, passadas as festas de final de ano, levante-se de madrugada e faça uma oferta ao Senhor em nome de seus filhos.

   Pode ser levar alimentos a uma família pobre, vestir um pobre e até mesmo acender uma vela. O importante, que será percebido pelo Criador, é sua intenção de zelar sempre pelos seus filhos. (Jó 1:5)

   UMA LIÇÃO DE CONFIANÇA E HUMILDADE

   Muitas vezes, diante de uma tragédia que lhe tira todos os bens materiais, o ser humano reage blasfemando contra Deus, irando-se e se voltando contra Ele, como se sua dor e sua raiva justificassem sua ingratidão.

   Ele está atento a seus filhos, mas é importante que se saiba e que se compreenda que as injustiças e adversidades sobre os bens materiais podem estar entregues a Satanás (Jó 1:12).

   Diante dessa provação, acredite que tudo é passageiro e que em breve tudo que lhe foi tirado retornará em dobro. Para isso, faça a seguinte oração, de joelhos, na terra:

   "Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei para lá. O Senhor o deu, o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor."

   FERIDAS BRAVAS

   Há um tipo de ferida que dá na pele, normalmente resultante da picada de um inseto, degenerando-se como uma gangrena em seguida, corroendo os tecidos como uma queimadura. Além de ser incômoda, é terrivelmente dolorida e pode levar à morte.

   Há uma simpatia para isso, extraída de Lv 13:47, além dessa, cuja origem é o livro de Jó.

   Quando uma ferida assim surgir em sua pele, queime ervas aromáticas como alecrim, arruda, alfazema, cravo e canela numa pequena fogueira.

   Retire um pouco das cinzas ainda quentes, espere amornar, depois espalhe uma camada sobre a ferida. Ate um pedaço de linho branco lavado e passado a ferro quente. Deixe sobre o local por alguns minutos, depois jogue-o na fogueira. (Jó 2:8)

   A CONFIANÇA EM DEUS

   Não é difícil ver as pessoas colocando suas vidas e a solução de todos os seus problemas nas mãos de charlatães, que as enganam, roubam e deixam na ilusão, mais desesperadas do que antes, mais descrentes e sem rumo.

   Não há na Terra um procurador de Deus, capaz de intermediar seu relacionamento com o Criador, pois você pode ir direto ao Pai, passando por Jesus Cristo ou contando com a intercessão dos Anjos, dos Santos e da Virgem Maria.

   Qualquer outro caminho é enganoso. Quando você se sentir tentado(a) a procurar um charlatão desses para expor-lhe um problema, vá a um local tranqüilo e solitário, acenda uma lâmpada de azeite de oliva ou uma vela branca e converse direto com Deus, expondo todos os seus problemas. Ou então procure uma igreja honesta, onde pessoas bem-intencionadas lhe dirão qual a melhor forma de se reconciliar com Deus.

   Caso ainda hesite, leia em voz alta sete vezes o versículo 17, do Capitulo 4. (Jo 4:17)

   O CONSOLO PARA AS ATRIBULAÇÕES

   Diante das atribulações, dos azares, das perseguições, das tragédias, costumamos nos lamentar e nos entregar ao desespero, como se nós fôssemos o mais desamparado e o mais desgraçado dos seres viventes sobre a face da Terra.

   Simplesmente nos recusamos a aceitar que possa haver um sofrimento maior do que o nosso.

   É compreensível, mas não é perdoável, pois é importante conhecer a palavra de Deus e saber onde buscar consolo, diante das adversidades. E Nela está todo o consolo, para todas as situações.

   Nesse caso específico, quando sentir que o desespero ameaça tomar conta dos seus atos, acenda uma vela branca e leia em voz alta o Capítulo 5 do livro de Jó. Se as atribulações forem muitas, peça para alguém ler para você. (Jó 5:1-27)

   O TEMPERO DA COMIDA

   Muitas coisas nos passam despercebidas na vida e isso acaba nos tornando insensíveis para o mundo, concentrados demais em nós mesmos. Em alguns momentos, precisamos acordar para a vida, deixando de lado o sonho ou o pesadelo em que nos deixamos envolver.

   Se você também sente isso, há uma forma simples de se posicionar melhor diante do seu destino, refletindo sobre o que precisa e pode ser mudado, tomando as devidas providências para que isso aconteça.

   Como? É simples: coma claras de ovo sem sal. (Jó 6:6)

   VENCENDO O TÉDIO

   Neste final de milênio, o tédio tem sido um dos males mais insidiosos existentes, pois leva as pessoas a procurar respostas nos lugares errados, fugindo ao alcance da palavra de Deus e dos benefícios que ela pode lhes trazer.

   Se isso ocorre com você, antes de se deixar levar por uma onda perigosa e enganadora, pegue um caco de telha, coloque dentro de um copo de água e vá tomando pequenos goles, enquanto lê os capítulos 10 e 11. Jogue fora o que sobrar no copo. Verá como o tédio se vai facilmente. (Jó 10-11).