Indice


Amor e Sexo


Bíblicas

ÍNDICE POR LIVRO


INDICE ALFABÉTICO


Mágicas


Sorte

 

SIMPATIAS BÍBLICAS

 

    Apesar de centenas de referências em imagens, na escritas, em signos e símbolos, podemos afirmar que as primeiras Simpatias registradas por escrito foram as da Bíblia, demonstrando que essa prática, longe de ser uma mera superstição, é uma das formas mais eloqüentes e efetivas de transformação e também de aproximação do homem com o Criador.

    A leitura desapaixonada da Bíblia nos permite observar que muitos ensinamentos foram passados aos judeus, desde que foram eleitos o Povo de Deus. Muitas coisas foram passadas por Deus ao Seu povo, no Velho Testamento. Eram ensinamentos rústicos, rigorosos, porque assim era a natureza do povo. Quando Jesus Cristo surgiu, conforme narrado no Novo Testamento, sua mensagem, seus ensinamentos e as Simpatias que transmite já têm uma nova linguagem, novos componentes, mais abrandados, mais condizentes com a evolução do povo até aquele momento.

    A simples comparação entre a lei do olho por olho, dente por dente, quando comparada a se alguém lhe bater na face esquerda, ofereça a outra, já demonstra uma grande evolução moral, compatível com a abolição dos preceitos mais materiais e rigorosos, em benefício de outros, mais elevados e espirituais.

    As Simpatias presentes na Bíblia seguem esse mesmo princípio. No início são extremamente detalhadas, explicando as providências passo a passo. Na medida da evolução do Povo Eleito, elas vão se tornando mais sutis, mais refinadas, até chegarmos ao clímax, que são as parábolas de Jesus.

    Em todas elas, no entanto, há uma visível intenção de elevar espiritualmente o homem, ao mesmo tempo em que o preparava para viver naquele ambiente inóspito e adverso que enfrentava. É bem verdade que essa elevação passava, muitas vezes, pela simples eliminação dos outros povos com quem se encontravam pelo caminho, bem como seus templos e objetos de adoração, o que permite concluir que toda a cultura daqueles inimigos do povo de Deus era também aniquilada. Tudo isso está contido numa seqüência de registros que se inicia em torno de 4.000 a.C., com o livro inicial do Gênesis, e vai até 400 anos antes da chegada de Cristo, contido no Velho Testamento.

    Em toda parte, porém, vamos encontrar preciosos auxílios espirituais, ensinamentos de grande valor e poder, úteis em todos momentos de nossas vidas.

    São as Simpatias Bíblicas.