Indice


Amor e Sexo


Bíblicas

ÍNDICE POR LIVRO


INDICE ALFABÉTICO


Mágicas


Sorte

 

SIMPATIAS DE GÊNESIS

 

    O primeiro livro da Bíblia narra a criação do Universo, do homem, o aparecimento do pecado, da família, da corrupção, das diversas culturas, das línguas e dos hebreus, entre outros acontecimentos. Moisés é reconhecido como seu autor e um dos fatos mais importantes desse livro é a narração do relacionamento entre Deus e o homem, representado por Adão e Eva, depois seus filhos.

    Nesse aspecto, a constituição do primeiro núcleo familiar é mostrada como sendo de origem divina. Esse aspecto é reforçado nas palavras do autor, quando diz que Deus criou o homem a sua imagem, isto é, parecido com Ele.

    Deu-lhe Deus o poder de se reproduzir e de dominar sobre toda a Terra, de onde tiraria o alimento sem maiores dificuldades, até o momento em que desmereceu a confiança do Criador, deixando-se ludibriar pela serpente.

    A partir daí, o homem foi condenado a comer o pão com o suor do seu rosto, isto é, deixou de ter as facilidades que a bênção de Deus lhe concedia. De modo simbólico e sucinto, Moisés estabelece a criação do universo e do homem, sua queda e sua descendência indo conviver com os egípcios, na terra dos Faraós.

    As primeiras Simpatias surgem a partir daí.

   É PRECISO DESCANSAR

   Muita gente não entende exatamente como Deus, o Todo Poderoso, após ter feito o mundo, precisou descansar. Se ele era o Deus, por que precisaria disso?

   Esquecem-se, porém, que toda a Bíblia é uma fonte de ensinamentos, muitos deles transmitidos diretamente, outros mais velados e sutis, para serem entendidos pelas pessoas, na medida de sua evolução.

   Na verdade, Deus não precisou descansar, mas ao estabelecer isso, determinou que o homem é um ser limitado, que deveria ter limites. Naquela época árdua, era preciso fazê-lo entender que o trabalho perde em produtividade, se executado sem pausa.

   Além disso, a fixação de um dia de descanso era para fazer com que o homem tivesse tempo de louvar seu Criador, agradecendo-O pelos favores recebidos. (Gn 2:2)

   TESTE DE CONFIANÇA

   O ser humano é curioso por natureza e essa curiosidade pode ser utilizada para se testar o grau de confiança que se pode depositar nas pessoas.

   Da mesma forma como Deus determinou a Adão e Eva que não tocassem na Árvore do Bem e do Mal, determine a uma pessoa que não abra um livro que você deixará sobre um móvel. Sobre o livro, coloque um fio de cabelo, de modo que só se desprenda se o livro for aberto.

   Após algum tempo verifique se o fio de cabelo ainda está lá e se a pessoa merece confiança. Sempre que quiser testar as pessoas, diga-lhes o que não devem fazer, jamais o que devem. (Gn 2:17 e 3:3-6)

   PRODUZINDO FRUTAS

   Toda pessoa que tira seu sustento da terra tem que se apegar em Deus, pois como Criador de toda a natureza, Ele é o único que pode subjugá-la e entregá-la aos cuidados do homem, para dela tirar o seu sustento.

   Quem já trabalha com isso sabe quantos cuidados e investimentos são necessários, para que se consiga sobreviver com essa atividade.

   Tudo se torna mais fácil, no entanto, para quem confia no seu Criador.

   Quando se aproximar a Primavera e antes de iniciar os cuidados com sua plantação, de frente para o sol, no momento em que ele nasce, ler Gênesis 1:11.

   TRANSFORME AS TREVAS EM LUZ

   Há momentos da vida em que as pessoas se sentem mergulhadas em trevas, como se não houvesse mais nenhuma saída, nenhuma esperança e nenhum auxílio.

   Quando isso acontece, sem um auxílio espiritual ou uma ajuda nesse sentido, as coisas podem ir de mal a pior, pois o negativismo somente atraíra forças e entidades negativas.

   É preciso por um pouco da luz de Deus nessa vida, para que tudo fique mais suportável. Por isso, se você se sente mergulhado(a) em trevas, faça uma novena, lendo Gn 1:14-19 nos primeiros minutos de cada hora, repetindo durante as nove horas seguintes. A cada vez que for fazer nova leitura, acenda uma vela.

   O PRAZER NA OBRA REALIZADA

   Trabalhar apenas porque precisa do salário, sem encontrar nenhuma satisfação no que faz, é contrário aos ensinamentos de Deus. É preciso que o seu trabalho lhe dê prazer, que você se sinta realizado ao terminá-lo e que possa olhá-lo com orgulho e dizer que fez algo bom.

   De outra forma, terá apenas juntado peças, trocado mercadorias por dinheiro, sem que nenhuma emoção ou satisfação tenha ficado disso.

   Ao se sentir assim, procure entender a natureza do seu trabalho. Para conseguir isso, leia todo o primeiro Capítulo Gênesis pela manhã, em jejum, logo após se levantar, refletindo sobre como o trabalho foi feito por etapas, uma coisa após a outra, com sabedoria e com satisfação.

   Procure transferir isso para a sua vida. (Gn 1)

   DEIXARÁ O HOMEM A SEU PAI E SUA MÃE

   Encontrar a mulher perfeita é o sonho de todo homem. O que ele busca é a pessoa completa, a amiga, a companheira, a amante, a ajudante, a que o ajudará a construir e que se dedicará a ele com a mesma dedicação com que ele o fará. Ambos deixarão seus pais para serem uma nova família.

   Encontrar essa mulher pode parecer muito difícil para os homens, mas certamente não o será para Deus, em cujas mãos de ceve depositar a fé e a confiança.

   Para encontrar essa mulher, pegue uma folha de papel e copie nela os versículos 18 a 25 do Capítulo 2. Dobre-o depois duas ou três vezes, prendendo-o à altura das costelas, numa roupa de dormir.

   Toda noite, quando for para a cama, vista essa roupa e leia o trecho respectivo da Bíblia. Gn 2:18-25)

   O HOMEM PERCEBEU SUA NUDEZ

   Todo profissional que viva de vender roupas, desde a costureira ou o alfaiate mais humilde, ao grande industrial que produz milhões de peças por ano, sabem que a nudez é combatida e evitada e nisso reside a origem de suas profissões e atividades.

   Qualquer um deles, do mais humilde ao mais poderoso, sabem que precisa agradecer a Deus pelo seu sucesso ou pelas suas vendas, ao mesmo tempo em que precisam atrair bênçãos para que progridam cada vez mais.

   Além de trabalhar com fé, mandar pintar, numa tabuleta de madeira ou de ouro, conforme suas posses, o seguinte trecho do Livro do Gênesis:

                   "Então foram-lhes abertos os olhos e perceberam que estavam nus; cozeram, então, folhas de figueira
                e vestiram-se." (Gn 3:7)

   MALDIÇÃO DIVINA

   Quando se é perseguido(a) ou se sofre uma injustiça, vem ao nosso coração um desejo imediato de vingança. Isso não faz bem, pois nos predispõe ao mal e nos torna semelhantes àquele que nos atacou.

   Ao invés de desejar o mal, deixe tudo no plano do Senhor, para que Ele, em sua infinita sabedoria, dê o castigo merecido, se merecido for, a quem lhe causou mal.

   Para isso, pegue um pedaço de papel branco e copie o seguinte trecho do Livro do Gênesis nele:

   ".. maldita é a terra por causa e somente com esforço comerás dela pelo resto de tua vida. Ela lhe produzirá também espinhos e ervas daninhas e as ervas do campo te alimentarão. Com o suor do teu rosto comerás o teu pão, até que voltes à terra, de onde foste tomado. Porque és pó e ao pó retornarás."

   Embrulhe uma pedra com esse papel, atirando-a no quintal da casa ou do local de trabalho dessa pessoa. Ao retornar, ore para que Deus seja misericordioso com ela. (Gn 3:17-19).

   A ESPADA FLAMEJANTE PROTEGE E DEFENDE

   Sua casa e seus bens sempre serão alvos dos cobiçosos, invejosos e pessoas de má índole e espírito dominado por Satanás. Todas as formas de proteção, de um alarme a um guarda armado, nada impede a ação do malfeitor, pois quando ele quer roubar, nada o detém.

   Exceto o poder de Deus. Para nada lhe seja tomado, faça uma pequena fogueira no lado oriental (direção do sol nascente) e nela coloque a parte da lâmina uma espada de madeira, para ser queimada.

   Quando ela estiver ardendo, percorra com ela na mão todos os cantos de sua propriedade. Se for um veículo ou um objeto, dê a volta ao redor dele, portando essa espada chamejante. (Gn 4:24)