Indice


Amor e Sexo


Bíblicas

ÍNDICE POR LIVRO


INDICE ALFABÉTICO


Mágicas


Sorte

 

SIMPATIAS DE DEUTERONÔMIO

 

    O quinto e último livro do Pentateuco, também atribuído a Moisés, é o livro da Segunda Lei. No livro anterior, por sua incredulidade, toda a geração do povo eleito fora condenada a vagar no deserto, até sua extinção.

    Como todos aqueles que haviam conhecido as leis de Deus tinham perecido, tornou-se necessário que elas fossem repetidas a eles, para que as aprendessem, antes de entrar na Terra Prometida. Isso foi feito por Moisés, antes de atravessarem o Rio Jordão, nas planícies de Moabe.

    Os acontecimentos anteriores e as transgressões do povo de Israel são lembrados, como uma forma de preparação. A exortação à obediência é recomendada, pois apenas isso poderá manter as bênçãos de Deus sobre eles.

    Os grandes feitos do Senhor são comentados e nova seqüência de instruções são passadas aos filhos de Israel, todas de forma bem detalhada, semelhantes àquelas dos livros anteriores.

    Fica um importante ensinamento na leitura desse livro. Ao perceber que toda uma geração estava contaminada pelo pecado e pela incredulidade, Deus purificou todo o seu povo, esperando até que aquela geração passasse, antes que desse aos eleitos a tão sonhada Terra Prometida.

   O DESAFIO DOS JUSTOS

   Administrar um grupo de pessoas é uma tarefa muito difícil e, ao mesmo tempo, um desafio que assusta muita gente, por mais preparado que possa estar para isso.

   Não por falta competência, mas por causa da natural insegurança do ser humano. Insegurança que pode comprometer todo um trabalho realizado e todo um investimento feito na carreira.

   Se você se encontra nessa situação nesse momento, faça o seguinte: ao amanhecer de uma segunda-feira, no momento em que o sol começar a surgir no horizonte, anote num pedaço de papel em branco o versículo 12 do Capítulo 1, dobrando esse papel e colocando-o num breve, que deve ser levado ao pescoço durante os primeiros quarenta dias de sua nova função.

   Passado esse prazo, atire o breve em água corrente. (Dt 1:12)

   Observação: Um breve é feito recortando um círculo de tecido, no caso das Simpatias Bíblicas usar sempre de linho branco. Coloque dentro o papel ou o objeto recomendado, depois junte as bordas e amarre com um cordão branco de algodão, de forma que sobre as duas pontas. Atar esse breve ao pescoço ou usá-lo como recomendado na Simpatia.

   DESCRENÇA

   Assim como o povo de Israel, quando atravessava o deserto a caminho da Terra Prometida, foi vítima da descrença, sendo punido por isso, com freqüência podemos cair também em descrença e sermos por isso punido.

   Como uma simpatia que recomenda que se use um cordão azul preso às roupas, para nos lembrarmos dos mandamentos e dos ensinamentos de Deus, esta é também para nos fazer lembrar o poder que Ele já demonstrou. Se confiarmos nisso, nada poderá nos abater.

   Assim, para evitar a descrença, copie em algumas folhas de papel branco, sem pautas, o versículo 7, do Capítulo 4. É interessante deixar uma cópia atrás de uma porta, numa gaveta e outra sobre um móvel, locais onde você tenha sempre fácil acesso para ler e meditar. (Dt 4-7)

   ENFRENTANDO A ANGÚSTIA

   Ninguém pode dizer que nunca sentirá esse sentimento terrível, chamado angústia. As almas atormentadas sofrem tanto por esse motivo que conseguem contaminar as almas puras, passando-lhes esse mal.

   Talvez aconteça com você esse fato: estar numa festa ou no meio de uma porção de gente e, de repente, sentir uma tristeza imensa dentro de si e uma angústia inexplicável oprimindo seu coração.

   Se aconteceu ou acontece, é porque você se sensibiliza com os problemas alheios e simplesmente consegue captá-los. Como isso não é bom para você, vindo assim sem saber de onde, previna-se contra seus efeitos negativos, preparando um breve e colocando dentro um papel com os versículos 30 e 31 do Capítulo 4. Use-o sempre que for sair de casa e ficar entre outras pessoas, sejam conhecidas ou não. (Dt 4:30-32)

   ESCULTURAS E IMAGENS

   Esta é uma polêmica sempre presente, pois ao ordenar que nenhum homem fizesse imagens de esculturas e se curvasse a elas, servindo-as, determinou o fim da idolatria. Isso é bastante coerente, pois quem precisa de uma imagem, quando tem Deus ao seu lado?

   Nos momentos em que, pela intercessão de um Santo ou de um Anjo, se recorrer a uma imagem numa simpatia, o princípio recomendado por Deus não estará sendo quebrado, pois não se prestará culto a essa imagem.

   Portanto, quando lidar com seu altar familiar ou pessoal, lembre-se de jamais se curvar diante das imagens nem servir a elas. Lembre-se que os Anjos e Santos foram autorizados por Deus para servirem à Humanidade, não para serem servidos por ela. (Dt. 5:8-9)

   DESCANSAR NO SÁBADO OU NO DOMINGO

   Existe até hoje uma polêmica muito grande a respeito disso. Os judeus aceitam apenas o sábado como dia consagrado ao Senhor. Igrejas evangélicas fazem o mesmo. A igreja católica escolheu o domingo. Qual é a certa?

   Na realidade, não se trata de descobrir qual desses dias é o correto, pois ao usar a palavra sábado, Moisés, prudentemente, tratou de explicar logo à frente o seu significado, a saber:

   "Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Não farás nenhuma obra nele..."

   Conclui-se disso que um dia, após seis de trabalho, deve ser dedicado a Deus. Esse é o sábado, ou sétimo dia. (Dt 5: 12-15)

   UM LAR ABENÇOADO

   Conhecer e respeitar os mandamentos da lei de Deus torna cada um de seus filhos abençoados. Isso porque, de elevado cunho moral e espiritual, são preceitos que apenas elevam o homem em sua escalada espiritual rumo ao trono do Pai.

   Cultuar esses preceitos no lar torna esse lar igualmente abençoado. Assim, algumas práticas devem ser adotadas, para que você, sua família e seu lar recebam essa bênção, que o conhecimento e o respeito à palavra de Deus podem trazer.

   Faça o seguinte:

                   - Habitue-se a comentar a palavra de Deus à mesa, enquanto comem, quando estiverem caminhando, no momento
                  de se deitar e após se levantar.
                - Use pequenas fitas brancas, amarradas no pulso, contendo os mandamentos de Deus. Ate-as e deixe até que
                  caiam, substituindo-a em seguida.
             - Tenha sempre diante dos olhos a palavra de Deus, através de telas, faixas, bordados, pinturas.
                - Escreva-os nos umbrais e sua casa e nas portas.

   Faça isso e verá a mudança que isso provocará em sua vida. (Dt 6:7-9)

   ABENÇOANDO A TERRA

   Cultivar a terra é uma atividade de respeito, que encontra muita benevolência aos olhos de Deus, pois é a essência do que ele determinou que Adão fizesse, quando expulso do Paraíso.

   Cuidar da terra significa respeitá-la, mas dominá-la, fazendo dela uma serva fiel e produtiva, não uma tirana árida e estéril. Quando você comprar uma terra, é importante abençoá-la para que os desígnios do Senhor sejam realizados nela.

   Para isso, sempre que comprar uma terra e antes de ocupá-la em definitivo, na porteira faça a seguinte simpatia. Tenha consigo um pedaço de papel branco, onde copiou os versículos 18 e 19, do Capítulo 6.

   No centro da porteira, leia essa passagem, depois abra um buraco a seus pés e enterre ali o papel. Sempre que passar por ele, ao entrar ou sair, lembre-se do que estava escrito nele. (Dt 6:18-19)

   ESTERILIDADE

   A grande obra que é o conteúdo da Bíblia jamais deixa de surpreender quem se dedique a lê-la, pois no plano de Deus tudo estava previsto e foi cuidado com uma visão surpreendente.

   As mulheres e homens estéreis têm encontrado alívio ou solução na leitura dessas páginas maravilhosas, pois em toda parte há claras indicações de que o Senhor operou milagres em diversas ocasiões, dando filhos a casais onde isso parecia impossível.

   Se vocês se encontram com esse problema, entreguem a solução nas mãos do Senhor.

   Toda manhã, acendam uma lâmpada com óleo de oliva e leiam juntos os versículos 11 a 14, do Capítulo 7. Repitam por quarenta dias, se quiserem um filho homem, e setenta dias, se quiserem uma menina.

   Lembrem-se de que apenas a fé dos dois pode fazer por merecer essa graça. (Dt 7:11-14)